MIS apresenta a mostra de filmes Hors Pistes, em parceria com o Centre Pompidou de Paris

Em parceria com o Centre Georges Pompidou de Paris, reconhecido museu de inovação na arte contemporânea internacional, o MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a mostra cinematográfica Hors Pistes.

Exibida anualmente no Centre Pompidou, a mostra prima por exibir produções que fogem às linguagens convencionais do cinema. Não há fronteiras entre categorias e gêneros, e os filmes definem um novo olhar, um novo limite, fora das pistas já trilhadas no cinema e na arte.

De 6 a 12 de julho, o público poderá conferir uma seleção especial que o MIS recebeu diretamente de Paris, com 24 trabalhos de diversos países. A classificação indicativa, para todos os filmes, é de 16 anos.

Confira, abaixo, a programação completa da mostra Hors Pistes no MIS:

Dia 06/07 (duas exibições seguidas: 384´) – Início 15h; término 22h

– Accidentes Gloriosos – 58´
Sinopse: Nove histórias sobre morte e transformação: Um homem com um coração de porco, outro que morre durante uma expedição no Circulo Polar. Um filme negro, mas não triste, que realmente representa a liberdade.
Filme falado em Espanhol com legendas em Inglês

– Se eles se calam… – 53´
Sinopse: O corpo, seus rituais, suas práticas, como um lugar onde é transmitida a experiência do mundo, é o centro do trabalho de Anne Durez. Se eles se calam… nos leva para o Brasil durante uma performance criada em 2008 com o dançarino Aguinaldo Bueno.
Filme sem falas

– Complet 6 Pièces – 31´
Sinopse:
 Seis pequenas histórias sobre trabalho e integração na moda. Contadas de uma maneira burlesca e documental, o filme tem como tema a maneira como as coisas saem erradas e se tornam dramáticas no mundo do trabalho. “O escritório, o estúdio e o jeito que o mundo do trabalho se transforma”
Filme falado em Francês com legendas em Inglês

– A History of Mutual Respect – 23´
Sinopse:
 Quando dois garotos partem para uma jornada filosófica e apenas um está preparado para isso, seus mundos se dividirão para sempre.
Filme falado em Português

– Don Quichotte – 27´
Sinopse:
 Um road movie que acompanha a trilha de Don Quichotte, e a trilha de cineastas (Orson Welles, Terry Gilliam) que arriscaram-se na difícil tarefa de adaptação do livro de Cervantes. Os diretores cruzam a Espanha de Norte a Sul para atingir este propósito.
Filme falado em Francês com legendas em Inglês

Dia 07/07 (duas exibições seguidas: 218´) – Início 15h; término 19h
-This our Still Life – 57´
Sinopse: Um filme generoso sobre o dia a dia do diretor, focado na sua filha excepcional: uma meditação sobre isolamento, natureza e morte, e a necessidade de criar um filme pessoal e emotivo.
Filme falado em Inglês sem legendas

– Sur Portable II – 52´
Sinopse:
 Este filme foca três cidades: São Paulo, Paris e Yokohama. Inteiramente filmado através de um celular, ‘nós’ andamos de uma cidade para a outra através de trens subterrâneos.

Dia 08/07 (duas exibições seguidas: 386´) – Inicio 15h; término 22h

– Just Shoot Me – 67´
Sinopse: 
Onde? As ruas de Goiânia, Brasil. Quem? Um grupo real de crianças de rua que ocuparam as cidades brasileiras. Como? “Me filme, só isso”, “filma aqui!” e a câmera passa de mão em mão, e o que é filmado acaba se tornando o próprio cameramen, engenheiro de som e entrevistador do filme.
Filme falado em Português com legendas em Inglês

– Speech Act – 30´
Sinopse: Um monólogo que começa com pensamentos sobre o filme mais caro já feito na história do cinema: Avatar, e continua com realidade e ficção…”Se você quer ver o mundo, feche seus olhos”. É um filme político sobre o significado do olhar.
Filme falado em Inglês sem legendas

– Minhocão – 31´
Sinopse: Um carro com um sistema de som enorme que transmite um texto de Eduardo Affonso Reidy sobre seus preceitos sobre arquitetura moderna. Este carro caminha em volta do Conjunto Habitacional Pedregulho, também conhecido como Minhocão, um complexo habitacional construído em 1946 pelo mesmo arquiteto que discursa através dos auto-falantes.
Filme falado em Português

– Sweet Viking – 37´
Sinopse: Um retrato duplo que nos apresenta Jara, uma cantora islandesa de 30 anos, tendo que encontrar seu pai em seu país nativo.
Falado em islandês com legendas em Inglês

– First Story – Mount of Forgetfulnes – 28´
Sinopse: O monte ao qual o título do filme se refere é o monte Mokattam, localizado nos arredores do Cairo. É aqui que Rawy (palavra árabe que significa narrador) percebe que as  histórias estão em perigo, e onde ele decide salva-las do esquecimento.
Filme falado em Egípcio com legendas em Inglês 

Dia 10/07 (duas exibições seguidas: 326´) – Início 15h; término 22h

-Estradeiros – 79´
Sinopse: 
Road movie que passa por Peru, Buenos Aires, São Tomé das Letras, Recife e São Paulo, mas sem destino definido. Registra o estilo de vida dos que vivem livres no mundo, nômades no sub-continente da América Latina.

– Exercice de Fascination au Milieu de la Foule – 15´
Sinopse:
 Tokio, Shibuya. A população, as telas gigantescas, as travessas e avenidas, onde a circulação de carros e pessoas obedece a uma ordem inimaginável. Ali, as garotas de Shibuya, tímidas, jovens e com looks extravagantes são retratadas.
Sem falas

– The Third Man – 49´
Sinopse:
 Um ensaio extremamente rico, pensado e narrado pelo diretor, obcecado pela trilha sonora do Terceiro Homem (composta por Carol Reed). Como a música pode ser tão assombrada, tão obscura, e nos manter afastados da razão. “O poder de controlar nosso cérebro”, segundo Bunger.
Filme falado em Inglês sem legendas

– Jan Villa – 20´
Sinopse:
 Depois da devastação causada por uma inundação em 2005, a diretora volta para a sua cidade natal para examinar as conseqüências deste desastre. Neste ensaio silencioso, a inundação e seus efeitos destrutivos são meios de se falar sobre sua casa, e criticar a estrutura familiar.
Filme falado em Indiano com legendas em Inglês

Dia 11/07 (duas exibições seguidas: 234´) – Início 14h; término 19h

– Gangster Project – 56´
Sinopse:
 África do Sul. Um jovem branco quer filmar um filme sobre gangsters verdadeiro que estará sempre no meio entre documentário e ficção. Perigo e desconstrução de estereótipos é o que aguarda os cineastas.
Filme falado em Inglês com legendas em Inglês

– Lullaby – 40´
Sinopse:
 Um filme filmado na maneira dos pseudo-documentários da década de 70. Uma estética que retrata o sofrimento, dor e ecstase, quase sob uma perspectiva religiosa.
Sem falas

– Praça Walt Disney – 21´
Sinopse:
 A câmera nos mostra gestos, movimentos, ritmos, repetições, transformando o espaço filmado em um teatro. O filme nos conta a história de um bairro em Recife, Brasil, onde o absurdo e o cômico são partes constantes do dia a dia.
Falado em Português

Dia 12/07 (duas exibições seguidas: 366´) – Início 15h; término 22h

-Eden´s Ark – 80´
Sinopse: 
Compilado com filmagens encontradas, real e fictício, imagens filmadas nos passos do curioso narrador. Eden´s Ark é um filme poético e hipnótico sobre a memória e a preservação.
Filme falado em Português

– Capela – 13´
Sinopse:
 Um retrato perturbador sobre uma celebração brasileira em Sergipe. Desde manhã, corpos cobertos de lama, deslizam com liberdade feroz para a floresta, para as árvores, gritando ou em silêncio mortal. Durante a noite, até os fogos de artifício podem ser ameaçadores para a audiência. Para nós.
Filme falado em Português

– Un Luogo a Venire (A Place to Come) – 7´
Sinopse:
 Trabalho impressionante sobre a névoa e a maneira como ela muda nossa percepção, a paisagem e torna os espaços perceptivos.
– La Maladie Blanche – 43´
Sinopse: 
Um filme estranho e frágil, que transforma a realidade em sonho, alegria em dor. Uma garota pequena é levada até uma caverna onde pinturas pré-históricas estão desaparecendo por causa de um cogumelo/fungo chamado “A doença Branca”.
Filme falado em Francês com legendas em Inglês

 – Snow Drop – 40´
Sinopse:
 Um homem e seu cachorro em um espaço silencioso, nevado e aberto. As imagens falam sobre solidão e a passagem do tempo.

SERVIÇO
Mostra Hors Pistes
Data:
06 a 12.07.2012
Local: Auditório MIS
Capacidade: 173 lugares
Classificação etária: 16 anos
Estacionamento conveniado: R$ 8.
Ingresso: R$ 4

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *