Montagem de Valsa nº6 com direção de Eric Lenate compõe o calendário de comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues

Drama da fase psicológica de Nelson Rodrigues (1912-1980) e escrito em 1951, Valsa nº 6 é construído sobre um sólido caminho de musicalidade textual e imagética, tornando-se um belo poema dramático e cênico de formalidade exemplar na dramaturgia brasileira.

Com estreia prevista para 3 de agosto (sexta-feira), às 21h, no Teatro Décio Almeida Prado, em São Paulo, a nova montagem traz no elenco Renata Calmon como Sônia, sob o olhar do jovem diretor Eric Lenate.

Único monólogo escrito pelo autor de “Vestido de Noiva”, “Os sete gatinhos” e o emblemático “Boca de Ouro”, Valsa nº 6 é a narrativa de uma memória em que tempo e espaço se deslocam constantemente para se contar a angústia de uma garota de quinze anos. Entre obscuras lembranças, Sônia evoca o seu suposto assassinato. Na busca incessante por saber quem é e onde está, a personagem dá vida e voz a outras figuras que formam o universo do seu subconsciente: os pais, o médico da família, as criadas da casa, o homem por quem é apaixonada e as comadres da vizinhança. Nessa eufonia de vozes, Eric Lenate constrói o retrato de um ser que escapa da previsibilidade.

A montagem acontece no que pode parecer o ambiente efêmero e insustentável de um triste velório, dentro de uma aparente casa vazia e abandonada, habitada pelo espectro do que um dia foi uma alegre e pulsante menina. Tudo o que resta são pedaços espalhados e conflitantes de um quebra-cabeça aparentemente insolúvel.

Valsa nº 6 segue em curta temporada até 12 de agosto, sextas e sábados (21h) e domingos (19h), no Teatro Décio de Almeida Prado. Mais três apresentações acontecem no Teatro Zanoni Ferrite, entre os dias 24 e 26 de agosto, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h.

O projeto foi escolhido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para fazer parte de uma mostra em comemoração aos 100 anos do dramaturgo, escritor e jornalista recifense Nelson Rodrigues (1912-1980).

SERVIÇO
TEATRO DÉCIO DE ALMEIDA PRADO
Data: De 3 a 12 de agosto de 2012 – Sexta e sábado às 21 horas, e domingo às 19 horas
Endereço: Rua Cojuba, 45 B, Itaim Bibi – São Paulo/SP
Entrada Gratuita
Classificação: 12 anos
Lugares: 186
Duração: 45 minutos
Possui Ar Condicionado
Acesso a portadores de necessidades especiais: Parcial
Não possui estacionamento
Informações: (11) 3079-3438

TEATRO ZANONI FERRITE
Data: De 24 a 26 de agosto de 2012 – Sexta e sábado às 20 horas, e domingo às 19 horas
Endereço: Avenida Renata, 163, Vila Formosa – São Paulo/SP
Entrada Gratuita
Classificação: 12 anos
Lugares: 201
Duração: 45 minutos
Possui Ar Condicionado
Acesso a portadores de necessidades especiais: Total
Não possui estacionamento
Informações: (11) 2216-1520

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *