Espetáculo Dr. Plástico será apresentado para 4 mil crianças da rede pública de ensino

No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente (05 de junho), cerca de 4 mil alunos da rede pública de ensino de Campinas e região irão aprender de onde vem e para onde deve ir o material mais utilizado na atualidade: o plástico.

Com música, teatro, dança e animação de objetos, o espetáculo Dr. Plástico – batucando nos polímeros sensibiliza o público sobre a gravidade de se descartar inadequadamente o lixo, em especial o plástico.

A peça foi criada pelo percussionista da Cia. Tugudum, Dalga Larrondo, que se inspirou nas ruas, terrenos e ribeirão próximos ao próprio bairro onde mora e trabalha. O fato do ambiente estar sendo tomado por embalagens plásticas, fez com que este material se transformasse na matéria prima do espetáculo que está sendo levado aos alunos da rede pública de ensino de Campinas, Indaiatuba e Sumaré.

Além das escolas, o público interessado poderá conferir gratuitamente a apresentação em Indaiatuba, no dia 14 de junho às 14h30 na Sala Acrísio de Camargo – CIAEI (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Rêmulo Zopp no Parque Ecológico de Indaiatuba). Em Campinas, o espetáculo será apresentado no dia 16 de junho às 17h no Espaço Tugudum (R. Maestro Francisco Manoel da Silva, 690 – Jd. Sta. Genebra, Campinas). E no dia 20 de junho, a peça será apresentada no Anfiteatro Sumaré (Avenida Brasil – Nº 1.111 – Nova Veneza, em Sumaré).

Este projeto, que passará por sete escolas e três espaços culturais, totalizando 17 apresentações gratuitas, está sendo patrocinado pela Medley através do Programa de Ação Cultural – Proac, por meio do incentivo fiscal do ICMS.

De maneira lúdica e divertida os artistas Dalga Larrondo e Coré Valente contam a trajetória do plástico, despertando em crianças e adultos a consciência ambiental. O palco é tomado por embalagens de iogurte, garrafas pet, galões de produtos de limpeza das mais variadas formas e cores. Dr. Plástico (Dalga Larrondo) e Mega Bolha (Coré Valente), fazem com que o público descubra novas possibilidades para estes materiais. O que antes era lixo é reaproveitado, transformando-seem arte. Como patrocínio, a peça ganhou novos personagens, novas sonoridades e a direção de Abel Saavedra.

“O projeto está estruturado em três eixos: cultura, educação e meio ambiente. É muito gratificante levar esta peça para as escolas, pois são espaços que carecem de intervenções artísticas. A Cia. Tugudum quer tornar seus espetáculos cada vez mais conhecidos do público e este projeto sendo patrocinado possibilita isso, além de uma forte relação com a comunidade próxima ao bairro.”, explica o percussionista Dalga Larrondo.

Além de assistirem o espetáculo, as crianças receberão cartilhas que ensinam de maneira divertida como reutilizar embalagens na confecção de instrumentos e a fazer um consumo consciente dos plásticos.

Vizinhos e engajados

Tanto a sede da Cia. Tugudum como a Medley, patrocinadora do projeto localizam-se no bairro Jardim Santa Genebraem Campinas. Alémde vizinhos, ambos estão com ações voltadas ao meio ambiente, o que os aproximou ainda mais.

Em setembro de2012, aCia. Tugudum realizará ao lado de outras instituições e órgãos ligados ao poder público municipal (Centro de Saúde, empresas, escolas municipais e estaduais, entre outros que compõem a Intersetorial) a segunda edição do Mutirão Cultural Ambiental, realizada pela primeira vez no ano passado no bairro Vila Costa e Silva, vizinho ao jardim Sta. Genebra. A ideia é ampliar o alcance da ação que une arte e meio ambiente em prol da educação e conscientização ambiental.

Arte e meio ambiente

A pesquisa sobre a temática ambiental, que começou em 2002, está rendendo bons frutos à Cia. Tugudum.  Além do espetáculo Dr. Plástico, outras produções transformaram-se em projetos já aprovados para captar recursos através de leis de incentivo.

A maior parte dos projetos está inscrita na Lei Rouanet e autorizada a captar recursos junto a empresas.

SERVIÇO
Espetáculo Dr. Plástico

Data: 16/05 – sábado – 16h
Local: Cia Tugudum
Endereço: Rua Maestro Francisco Manoel da Silva, 690 Campinas – SP
Aberto ao público – Entrada Gratuita

Data: 20/06 –  quarta-feira – 15h00
Local: Anfiteatro Sumaré
Endereço: Avenida Brasil – Nº 1.111 – Nova Veneza
Aberto ao público – Entrada Gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *