Fé Junina: Antônio, Pedro e João, santos de devoção é o tema da Festa Junina no SESC Taubaté

O SESC Taubaté realiza, nos dias 22, 23 e 24, sua tradicional Festa Junina, com o tema Fé Junina: Antônio, Pedro e João, santos de devoção. A festa aborda os populares santos juninos Santo Antônio, São Pedro e São João, e suas representatividades nas manifestações de fé em todo o Brasil.

Num país que é um verdadeiro balaio cultural, onde misturam-se cores, crenças e sabores, a fé é uma energia que mobiliza o sagrado, o divino, o sensível, desvinculando-se da religiosidade para desdobrar-se muito além; no rito, na festa, na devoção.

A Festa conta com atrações que proporcionam ao público o contato com a diversidade de manifestações culturais por meio de shows musicais, apresentações de danças, intervenções artísticas, comidas típicas, quadrilhas, brincadeiras juninas, contações de histórias, oficinas, exposição e uma programação especial no espaço Internet Livre. Ingressos antecipados com desconto.

Confira a programação completa da Festa Junina:

DIA 22, SEXTA-FEIRA.

Show Musical
As Galvão
Mary e Marilene são As Galvão, dupla com 60 anos de carreira e que tem mais de 300 músicas gravadas. As Galvão continua a encantar o público com um repertório que mescla os maiores sucessos de sua carreira.

Música no Rancho
Cláudio Lacerda e convidados Ighor Aguila (viola caipira) e Leonardo Padovani (violino)
Com três dvds gravados, Cláudio Lacerda se destaca no cenário da música rural brasileira como intérprete e compositor. Já dividiu palco e/ou faixa de seus discos com Dominguinhos, Renato Teixeira, Pena Branca, Tinoco, Levi Ramiro, Paulo Freire, entre outros. Neste show, toca canções de seu mais recente CD – Cantador, além de alguns clássicos da música caipira.

Apresentações de Dança
Com grupo Orgulho Caipira de Lagoinha

Dança de São Gonçalo
A dança é dividida em partes chamadas “voltas”, cujo número varia entre 5, 7, 9 e 21. Entre cada “volta”, há interrupção e todos aproveitam para se servir das iguarias oferecidas pelo promesseiro.

O Jongo de Lagoinha
A roda de Jongo é dançada ao som de dois tambores, o tambor grave chamado de tambú e o tambor agudo chamado de candongueiro. Alguns participantes acompanham o ritmo com um tipo de chocalho chamado de Inguaiá e os demais acompanham dançando.

Intervenção Literária
Lendas de São João e outros causos juninos
Com Cia. Trem Bão
A intervenção apresenta composições próprias e tradicionais das lendas e causos dos compadres João, Pedro e Antônio, mostrando a origem de vários costumes e crendices ligados aos festejos desta época, acompanhadas de instrumentos de sopro, corda e percussão.

Exposição
Abertura da exposição itinerante Manifestações da Fé – Arte Popular no Acervo SESC de Arte Brasileira, com curadoria de Ricardo Amadasi. A exposição apresenta pela primeira vez um conjunto de obras de arte popular do acervo do SESC SP, cujas características estabelecem uma narrativa que evidenciam a proximidade com o sagrado.
A exposição permanece até o dia 12 de agosto, de terça a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados e domingos, das 9h15 às 17h30.

DIA 23, SÁBADO.

Show Musical
Gabriel Sater, Gabriel Guedes e Banda
Gabriel Sater, cantor, compositor, instrumentista e arranjador apresenta o show Baile Noites Pantaneiras com composições próprias, além de grandes sucessos do universo rural e caipira brasileiro, cantando também as famosas músicas de seu pai, Almir Sater. No show, um convidado especial e parceiro musical, Gabriel Guedes.

Música no Rancho

Noel Andrade
Noel Andrade já participou de importantes projetos ligados ao mundo da viola. Com composições que falam do Brasil caboclo, não só da música caipira como de todos os ritmos e manifestação populares, vem se destacando entre os músicos brasileiros que tocam e cantam a terra.

Apresentações de Dança
Com grupo Orgulho Caipira de Lagoinha

Dança do Sabão
Formam-se duas filas paralelas como se fossem dançar quadrilha, uma de homens e outra de mulheres. Quando os violeiros começam a tocar, os dançadores vão marcando passo deixando a coreografia somente no momento do estribilho.

Dança do Caranguejo
Dança-se aos pares, coreografando-se dois círculos concêntricos. Um performado só por homens e outro só por mulheres. Os círculos vão movendo-se em direções opostas, permitindo a alteração dos pares iniciais. É uma dança cantada, com letras que variam conforme a tradição popular de cada região. Entre um refrão e outro cantam-se versos improvisados.

Intervenção Literária
Causando hein, Sr. Cornélio?
Com William Germano e Marília Moreira
Os contadores narram a vivência caipira, seu humor e até mesmo suas aflições, de uma forma divertida e educativa, mostrando as raízes de grande parte do povo brasileiro.

DIA 24, DOMINGO.

Show Musical
Mococa e Paraíso
A dupla que surgiu em 1986, já lançou mais de 20 produções entre cds e dvds. Fiéis ao estilo sertanejo raiz, mostram um repertório de músicas sertanejas e dançantes.

Música no Rancho
Trio Quar de Mata
O trio que integra a banda de São Luiz do Paraitinga mostra um repertório com letras e músicas que fogem do trivial. Neste show, o trio fará um especial de músicas regionais e juninas.

Apresentação de Dança
Com grupo Orgulho Caipira de Lagoinha

Moçambique
Dança-se em duas fileiras, frente a frente, cantando e batendo os bastões alternadamente, de acordo com a música que é puxada e inventada na hora pelo Mestre, ao som de instrumentos e apetrechos musicais como: Sanfona, Violão, Caixas de Repique, Bumbo e Apito (usado pelo Mestre), Bastão de Guatambu, Paiá (chocalhos ou guizos amarrados à perna), Casquete (gorro) e Par de Fitas coloridas.

Intervenção Literária
Olha pro céu meu amor
Com Cia Sá Totonha
Utilizando-se de músicas do cancioneiro popular e de diversos elementos que remontam ao universo das festas do nordeste, os atores e músicos fazem o convite para todos pegarem carona no vôo da Asa Branca e apreciarem o céu estrelado e a quentura da fogueira.

ATRAÇÕES DE TODOS OS DIAS DE FESTA

Violeiros itinerantes
Apresentação de violeiros cantando e tocando moda e versos da cultura caipira.

Oficinas
Confecção de estandartes, cruz decorativa, fuxicão, pulseiras de miçangas e oratórios.

Jogos e brincadeiras Juninas
Corrida do Saco, corrida de colher, chinelão, paraquedas, pescaria, entre outras.

Gastronomia
Barracas de comidas e bebidas típicas como doces, milho verde, bolinho caipira, pão com linguiça, pipoca, vinho quente, quentão, etc.

Intervenções Artísticas
Correio Elegante das Bandeirinhas
As bandeirinhas das festas juninas têm um significado religioso pouco conhecido; são também mensageiras de desejos para os santos. Nesta intervenção duas cantoras e um violeiro caipira cantam e distribuem mensagens.

Transportadores de Sonhos
Um casal de caipiras em pernas de pau, carregando dois mastros com as imagens de santos juninos, caminham pela festa distribuindo bandeirinhas para que as pessoas possam escrever seus pedidos. Depois de escritos, nossos personagens suspendem as fieiras de bandeirinhas declamando quadrinhas sobre sonhos e santos juninos.

Oratórios Ambulantes
Em oratórios gigantes, os santos juninos Antônio, Pedro e João irão distribuir quadrinhas, orações, mensagens e simpatias juninas correspondentes às suas tradições religiosas.

SERVIÇO
Festa Junina no SESC Taubaté
SESC Taubaté
Endereço: Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha
Informações: 3634-4000

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *