Cine Tablao retorna ao Almanaque Café

A parceria do Almanaque Café com o Espaço Cultural Café Tablao em Campinas tem continuidade no próximo sábado, 26, a partir das 17h, com nova edição do projeto Cine Tablao, dedicado a apresentações de vídeos e filmes que têm a cultura flamenca como tema central. A entrada é uma lata de leite em pó, que será doada ao Instituto Dona Carminha de Campinas.

Desta vez, o tema do evento é “Carmen”. Karina Maganha, diretora artística do Café Tablao, será a mediadora. Serão apresentadas cenas do filme do cineasta Carlos Saura, bem como trechos da ópera de Bizet.

A escolha do tema antecipa as comemorações do Café Tablao, que completa 10 anos em 2013 e planeja sua própria versão de “Carmen” para o ano que vem. “O Cine Tablao é aberto para qualquer interessado ou amante da cultura flamenca, mas, para nossos alunos, será uma oportunidade de dar um mergulho inicial no universo de Carmen, que vai nos acompanhar nos próximos meses de montagem do espetáculo”, antecipa Karina.

Já no próximo mês, o Café Tablao recebe o bailaor espanhol Pol Vaquero, que virá ao Brasil para montar duas cenas do novo espetáculo. “Pol Vaquero trabalha há alguns anos com a equipe do Café Tablao e está nos ajudando no desenvolvimento deste novo projeto”, finaliza Karina.

Quem é “Carmen”?

A famosa personagem espanhola nasceu pelas mãos do escritor francês Prosper Merimée. Marcado por seus textos dramáticos, escreveu “Carmen”, a mais famosa de suas novelas, em 1845. Na história, a bela cigana que trabalha em uma fábrica de tabacos vive um romance com Don José, um oficial espanhol, até trocá-lo por um toureador. No final, trágico, Carmen é morta pelo obcecado amante traído.

A obra literária de Merimée ficou bastante famosa ao ser transformada em ópera, por Georges Bizet, em 1875. É uma das óperas mais frequentemente apresentadas em todo o mundo, mas na época de sua criação, recebeu muitas críticas, e só foi consagrada após a morte do músico.

Inspirado na obra de Bizet, Carlos Saura produz, em 1983, o filme ”Carmen”. Na história, um coreógrafo procura uma dançarina para o papel-título de espetáculo. A narrativa não é linear: o coreógrafo acaba se apaixonando pela dançarina principal e o romance do casal se confunde com a história de Bizet.

SERVIÇO
2º Cine Tablao
Data: 26/05 (sábado)
Horário: 17h às 19h
Entrada: uma lata de leite em pó
Local: Almanaque Café – Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1240 – Barão Geraldo. Campinas.
Informações: (19) 3294.1650 / (19) 3249-0014

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *