Museu Imperial oferece “concerto-palestra” gratuito no sábado

No próximo sábado, 19 de maio, o Museu Imperial/Ibram oferecerá um “concerto-palestra” gratuito, às 18h30. O maestro Marco Aurélio Lischt e a cantora lírica Cláudia Vianna apresentarão o recital “A música na corte imperial brasileira” e falarão um pouco sobre as obras do século XIX para o público.

No programa, estarão peças de autores brasileiros e internacionais que eram apreciadas na Corte brasileira do século XIX. Entre os compositores, estão Joaquim Manoel da Câmara, Carlos Gomes, Gioachino Rossini, Richard Wagner e Giuseppe Verdi.

A entrada será franca, mas é necessário retirar o convite na Bilheteria do Museu Imperial. Os ingressos de cortesia estarão disponíveis a partir desta terça-feira, 15 de maio. A Bilheteria funciona das 11h às 17h30.

Os músicos

Nascido em Petrópolis, Marco Aurélio Lischt iniciou sua carreira musical no Coral dos Canarinhos. É graduado em piano, com o título Magna cum Laude, e em órgão, com o título de Mestre em Música, ambos pela Escola de Música de UFRJ. Após cinco anos de estada na Alemanha, no ano de 1998 formou-se no curso de Música Sacra na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst em Frankfurt/Main.

Como organista, apresentou-se em inúmeras ocasiões no Brasil e na Europa e, como regente titular do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, já realizou excursões artísticas pela Europa, gravou três CDs e proferiu palestras dentro e fora do Brasil. Atualmente é diretor artístico do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, da Orquestra Filarmônica de Petrópolis, dos Festivais de Verão dos Canarinhos de Petrópolis, da série Concertos de Órgão na Catedral São Pedro de Alcântara – Petrópolis e presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

Cláudia Vianna iniciou seus estudos de canto em 1985, no Conservatório Brasileiro de Música, em Petrópolis. Integrou o naipe se sopranos do Coral Municipal de Petrópolis e o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, tendo sido solista em diversos concertos, inclusive fora do Brasil. Atualmente, é professora de Técnica Vocal do curso de “Aprendizes” e dos Corais dos Meninos e Meninas do Instituto dos Canarinhos de Petrópolis.

SERVIÇO
Concerto-palestra “A música na corte imperial brasileira”
Data: 19 de maio de 2012 – 18h30
Local: Sala da Batalha de Campo Grande – Museu Imperial
Entrada franca, mediante retirada de ingresso na Bilheteria do Museu Imperial, de terça a domingo, das 11h às 17h30

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço:
Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *