Studio Stanislavski estreia “Fantasmas de Guerra e Paz” em Maio no Rio de Janeiro

Qual é a fronteira entre ator e espectador num espetáculo teatral? Esta é uma das questões norteadoras da pesquisa que há 21 anos, a diretora Celina Sodré desenvolve com o Studio Stanislavski. Esta pesquisa tem outro foco no trabalho do ator como artista criador a partir dos ensinamentos de Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski, com quem teve a oportunidade de ter um contato direto e estudar no final da década de 80.

Na nova montagem da companhia, Fantasmas de Guerra e Paz, que estreará no dia 18 de maio, no Instituto do Ator, a diretora conduz o público através de alguns ‘recortes’ do romance Guerra e Paz de Leon Tolstoi. Em 2008 a companhia fez sua primeira incursão teatral a partir da obra de Tolstoi com Todo o Tempo do Mundo

O projeto Tolstoi nos 21 anos do Studio Stanislavski, patrocinado pela Petrobras, começou com cinco estudos cênicos, que estiveram em cartaz, em 2010 e 2011, no Instituto do Ator, dirigidos por Fabio Porchat, Henrique Gusmão, Silvia Pasello, diretora italiana especialmente convidada para este trabalho, Dinah Cesare e a própria Sodré, idealizadora do projeto de ‘transporte’ do clássico “Guerra e Paz” para o teatro, pela primeira vez no Brasil.

Em Fantasmas de Guerra e Paz Sodré trabalha com o conceito de dramaturgia física e localiza a ação do espetáculo em um prostíbulo, num tempo e num lugar que oscilam entre os séculos XVIII e XXI, e, entre Moscou e Rio de Janeiro.

O sobrado na Lapa onde está o Instituto do Ator já funcionou como um prostíbulo décadas atrás. “Quando nos instalamos aqui, em 2008, ainda encontramos as marcas, dos cubículos e do corredor, no piso de madeira”, lembra Sodré. Essa ‘memória’ do próprio espaço foi fonte de inspiração para o trabalho.

Fantasmas de Guerra e Paz é o primeiro trabalho em que um pequeno grupo de duas travestis e uma transexual já atuam como atrizes da companhia, depois de um período de formação de três anos e meio. A experiência objetiva delas com a prostituição também contribuiu para a pesquisa da circunstância ficcional do espetáculo. (o grupo trans começou o trabalho no Instituto do Ator com o espetáculo TransTchecov a partir do qual foi realizado um filme com direção de Celina Sodré e Gabriel Wainer, ainda sem data marcada para o lançamento).

O Studio Stanislavski  é patrocinado pela Petrobras.

SOBRE CELINA SODRÉ

Há 21 anos, dirige o Studio Stanislavski, companhia de teatro que tem o foco na investigação a respeito da arte do ator. Desde 2008 coordena o Instituto do Ator, espaço de investigação da arte do ator tendo como mestres Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski, na Lapa. Essa pesquisa gerou a criação e produção de mais de 30 espetáculos apresentados em temporadas e festivais no Brasil e na Europa. Em 1992, Celina foi indicada para o prêmio Shell na categoria especial, pela criação do Projeto Mizanceni, tendo sido indicada para o mesmo prêmio, em 1995, pela continuidade da pesquisa. Em 1996, São Hamlet foi indicado como melhor espetáculo e melhor cenografia (José Dias) para o Prêmio Cultura Inglesa. No ano seguinte, Luisa Pasello foi indicada para o prêmio UBU, na Itália, de melhor atriz pela atuação em Killing Maria. Ainda em 1997, o espetáculo Amor Consciente foi indicado para o Prêmio Shell, de iluminação, para Mauricio Cardoso. Celina também é professora de interpretação da CAL-Casa das Artes de Laranjeiras desde 1995. E, atualmente, é doutoranda da UNIRIO. 

SERVIÇO
FANTASMAS DE GUERRA E PAZ
Data: De 18 de maio a 15 de julho *Excepcionalmente no dia 19 de maio não haverá apresentação
Local: Instituto do Ator
Endereço: Rua da Lapa, 161, Lapa (entrada pela Rua Joaquim Silva)
Informações: (21) 2224-8878
Horário: sexta a domingo – 20h
Preços: R$20/ R$10
Bilheteria: 45 minutos antes do início do espetáculo
Pagamento: dinheiro ou cheque
Classificação: 16 anos
Duração: 1 hora e 40 min
Capacidade: 30 pessoas

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *