Mostra do Museu Paranaense reúne obras de Vladimir Kozák e Karla Kozák

Na próxima terça-feira, 17 de abril, às 16h, o Museu Paranaense abre duas novas exposições, intituladas “Vladimir Kozák, o olhar de um viajante” e “Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozák”. A entrada é franca.

Na exposição “Vladimir Kozák, o olhar de um viajante”, que segue até fevereiro de 2013, quadros, fotos e filmes, produzidos por Kozák, retratam detalhes da história do Estado. Além disso, a mostra apresenta uma espécie de biografia do artista, com mapas que ilustram o trajeto feito por ele em suas viagens e cartas escritas por Kozák neste período.

Já a mostra “Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozák”, que fica exposta até 5 de agosto, traz as aquarelas feitas pela irmã de Kozák. As obras mostram azaléias e orquídeas e na exposição, além das aquarelas, flores naturais também estarão expostas, como em uma estufa.

O artista

Vladimir Kozák nasceu em 19 de abril de 1897, na República Tcheca. Veio ao Brasil em 1923 a serviço de uma empresa multinacional. Impressionado com a beleza natural do país começou a filmar, fotografar e pintar aspectos urbanos e rurais da nação. Em 1938 passou a residir em Curitiba. Como fotógrafo e cinegrafista da Universidade do Paraná, acompanhou as expedições científicas da equipe do professor José Loureiro Fernandes, do Departamento de Antropologia, para o qual produziu vários filmes sobre artes populares no Paraná.

Karla Kozák nasceu na Tchecoslováquia. Participou de expedições científicas, juntamente com o seu irmão, para o levantamento da flora e da fauna do Paraná. Nessas viagens registrou em aquarelas as flores que habitam as paisagens do Estado.

SERVIÇO
“Vladimir Kozak, o olhar de um viajante” e “Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozak”
Abertura: 17 de abril, às 16h.
Período expositivo: “Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozak”, até 05 de agosto, e “Vladimir Kozak, o olhar de um viajante”, até fevereiro de 2013.
Terça a sexta-feira das 9h às 17h.
Sábado e domingo das 11h às 15h.
Endereço: Rua Kellers, 289 – São Francisco. Curitiba.
Entrada gratuita.
Mais informações: (41) 3304 3300.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *