Museu de Tupã (SP) sedia seminário internacional de cultura indígena

Localizado em Tupã, no interior de São Paulo, o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em convênio com a ACAM Portinari, – vai sediar, de 1 a 3 de maio de 2012, a primeira edição do Encontro Paulista de Questões Indígenas e Museus e III Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural. O evento vai reunir importantes profissionais e pesquisadores formadores de opinião dentro da museologia nacional e internacional, em especial nas áreas de etnologia, antropologia e arqueologia.

Na programação internacional do seminário estão confirmadas as participações de Cynthia Vidaurri, do Museu Nacional do Índio Americano/Smithsonian Institute, em Washington D.C. (EUA); de María Marta Reca, do Museu de Ciências Naturais/Universidade de La Plata (Argentina); e Démian Ortiz (México). Os convidados nacionais são profissionais de renome no campo museal e universitário. Dentre eles destacamos José Bessa Freire e Josué Carvalho, Kaingang que realiza doutorado em Educação Indígena.

Painéis – O evento terá como foco principal os temas “As Questões Indígenas e os Museus”, “Coleções Etnográficas em Museus de São Paulo”“Ampliação do Conceito e Processos de Patrimonialização”, nas palestras e conferências. Entre outros assuntos, também serão debatidas as coleções etnográficas, exposição, educação e público e as ações cooperativas.

O evento é um desdobramento do Seminário Museus, Identidades e Patrimônio Cultural, promovido pelo MAE – Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, em 2007 e 2008.

Ao todo, serão disponibilizadas 110 vagas, sendo 30 vagas para docentes e alunos de universidades, 30 vagas para profissionais de museus e 50 vagas para professores da rede pública de ensino, 20 das quais para professores da escola de educação indígena das TIs Vanuíre e Icatu. As inscrições podem ser feitas pelo site www.museuindiavanuire.org.br/encontro .

PROGRAMAÇÃO

Data: 1/5 (terça-feira)

Horário: às 9h – Credenciamento

Horário: às10h – Abertura dos trabalhos

Horário:  das 10h30 às 12h30
Conferência magistral: “As Questões Indígenas e os Museus”
José Bessa Freire (PPGMS – Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UniRio)

Horário: das 14h30 às 15h30
Apresentação: “Coleções Etnográficas em Museus de São Paulo”
Renata Vieira da Motta (Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura) 

PALESTRA

Horário: das 16h às 18h
Patrimônio: “Ampliação do Conceito e Processos de Patrimonialização”
Com Regina Abreu (PPGMS – Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UniRio), Maria Cristina Oliveira Bruno (MAE/USP), representantes Kaingang e Krenak da TI Vanuíre, representantes Kaingang e Terena da TI Icatu

Data: 2/5 (quarta-feira)
MESA-REDONDA
Horário: das 9h às 11h30
Museus e suas Problemáticas
Participação de Nei Clara de Lima (Museu Antropológico da UFGO) e Márcia Rosato (Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR).

Horário: das 11h30 às12h30
Memórias Kaingang
Josué Carvalho (Observatório de Educação Escolar Indígena, UFMG)

Horário: das 14h30 às 17h30
Curadoria: coleções etnográficas
Convidados Ione Helena Pereira Couto (Museu do Índio, FUNA I), Fátima Nascimento (Museu Nacional, UFRJ) e Laura Pérez Gil (Museu de Arqueologia e Etnologia, UFPR).

Data: 3/5 (quinta-feira)

MESA-REDONDA

Horário: das 9h às 12h
Curadoria: exposição, educação e público
Convidados Maria Marta Reca (Museu de Ciências Naturais, Universidad de La Plata, Argentina), Cynthia Vidaurri (National Museum of the American Indian – NMAI, Smithsonian Institution, Washington, DC, EUA) e Camilo de Mello Vasconcellos (MAE/USP).

PAINEL

Horário: das 14h às 17h
Ações cooperativas
Demián Ortiz, do México, Louise Alfonso e Márcia Lika Hattori (Museu Histórico e Arqueológico de Lins e MAE/USP), Fabíola Andréa Silva (MAE/USP)

Horário: das 17h30 às 19h30
Lançamento do Centro de Referência Kaingang
Com a presença de Marília Xavier Cury (MAE/USP), Niminon Suzel Pinheiro (Centro Universitário de Rio Preto – Unirp), Juracilda Veiga (Núcleo de Estudos de População – Nepo, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp), Robson Antonio Rodrigues (Fundação Araporã), Valdenice Cardoso Soares Vaiti (diretora da Escola de Educação Indígena da TI Vanuíre) e Adriano Campos (diretor da Escola de Educação Indígena Maria Rosa da TI Icatu)

Horário: às 19h30 – Encerramento
Apoio Financeiro
FAPESP e CAPES

SERVIÇO
Seminário internacional de cultura indígena
Período: de 1 a 3/5/2012
Local: Museu H.P. Índia Vanuíre
Endereço: Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP
Vagas: 110
Inscrições: pelo site www.museuindiavanuire.org.br/encontro
Entrada: gratuita para estudantes e professores da rede pública de ensino e R$ 30 para docentes universitários e profissionais de museus
Informações: (14) 3491-2202

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *