Cine Joia recebe em Abril show de Antibalas

Na cola do redescobrimento do afrobeat no Brasil, o Cine Joia abre mais uma vez suas portas para um grande representante do gênero, o coletivo nova-iorquino Antibalas. O show está marcado para o dia 19 de abril (quinta- feira), com abertura do Bixiga 70. É a primeira vez que o grupo toca no Brasil, mas sua trajetória pelo mundo já vem de longa data e com um histórico musical consagrado.

Sob influência direta do afrobeat criado na década de 1970 pelo compositor nigeriano e ativista Fela Anikulapo Ransome-Kuti (1938-1997), o coletivo se reuniu em 1998, no Brooklyn, em Nova York, sob a alcunha de Antibalas Afrobeat Orchestra (hoje Antibalas), misturando o gênero africano com a linguagem musical do jazz, funk e ritmos afro-caribenhos. Desde então, o grupo já compartilhou suas músicas em mais de 35 países e realizou mais de 1000 apresentações, algumas delas nos festivais Coachella, Glastonbury, Montreux, Newport Jazz Festival. Além de apresentações no célebre Carnegie Hall, em Nova Iorque, no festival Tibet House Benefit.

Suas ligações em outros gêneros da música vão ainda mais além. O coletivo já tocou algumas vezes com o grupo de hip hop The Roots – numa delas, em conjunto com o Public Enemy, para recriar o clássico álbum “It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back”. Estiveram também ao lado dos Dap Kings no disco “Back to Black”, de Amy Winehouse, produzido por Mark Ranson.

Mesmo com tantas investidas em outros estilos musicais, a verve do Antibalas é mesmo do afrobeat. Tanto é que alguns dos seus integrantes estiveram à frente do musical FELA!, em homenagem à Fela Kuti. Lançado em novembro de 2009, no Teatro Eugene O’Neill, com os rappers Jay-Z e Will Smith como produtores executivos, o musical foi um sucesso de crítica e atraiu um público também renomado, como Oprah Winfrey, Madonna, Sting, Robert De Niro e Toni Morrison na plateia.

Bixiga70

Também baseado pela influência do afrobeat na música brasileira, a banda Bixiga70, que abre o show do Antibalas no Cine Joia, tem uma relação estreita com os nova- iorquinos. Victor Rice foi o produtor do álbum da banda, lançado em 2011, no próprio Cine Joia.

SERVIÇO
Antibalas
Cine Joia
Endereço: Praça Carlos Gomes, 82 – Liberdade
Data: Quinta-feira, 19 de abril
Abertura da casa: 21h
Horário previsto do show: 23h

Ingressos: R$ 60,00 a R$ 120,00 (vende meia entrada)
Venda online: www.cinejoia.tv/ingressos e facebook.com/cinejoia
Ponto de venda físico: Av. Brigadeiro Luis Antonio, 277 – 1º andar (de segunda a
sexta-feira, das 11h às 18h)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *