Livro de Gilberto Marigoni inspira exposição que estreou em Curitiba

O Centro Cultural Sistema FIEP de Curitiba/PR, inaugou no dia 13 de Março às 19h a exposição inspirada na pesquisa histórica e contemporânea do livro de Gilberto Maringoni: Barão de Mauá – o empreendedor.

A exposição, que leva a assinatura do design Victor Burton, é a primeira sobre Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Serão mostradas reproduções fotográficas, ilustrações, gravuras, quadros, mapas e documentos.

Segundo Victor Burton, curador do evento, o objetivo da exposição é “retratar a trajetória daquele que é considerado o símbolo do espírito empreendedor do século XIX que se contrapôs a uma sociedade ainda escravocrata, rural e conservadora, com um ideal liberal de um projeto de sociedade republicano e industrial. Valorizou a mão-de-obra e o investimento em tecnologia, antecipando em quase um século o Brasil moderno”.

Para o autor do livro, Gilberto Maringoni, “Mauá era um visionário em um país acanhado e sem mercado interno de porte. Fez dinheiro negociando com o Estado e o capital inglês. Sua vida e seus altos e baixos coincidem com as oscilações do Império brasileiro”.

Durante a abertura do evento, houve a participação especial do ator Paulo Betti, como mestre-de-cerimônias, vestido com o figurino utilizado por ele quando interpretou Irineu Evangelista de Souza.

SERVIÇO
Vernissage: 13 de março de 2012 • terça-feira • 19h
Visitação: 14 de março a 13 de maio de 2012 | Quarta a domingo das 10h às 19h
Local: Centro Cultural Sistema FIEP
Endereço: Avenida Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico | Curitiba – PR
Valor: Entrada Franca
Informações: 0800 6480088
http://www.sesipr.org.br/sesicultural/centrocultural

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *