SESC Piracicaba realiza workshops de Cinema

Os profissionais, interessados, amantes e até mesmo curiosos de Cinema, poderão aperfeiçoar e enriquecer os conhecimentos nesta área. Nos dias 14, 15, 16 e 17 de março, o SESC Piracicaba realiza a Semana de Cinema, com programação de workshops dos mais diversos e completos assuntos, como roteiro, linguagem, fotografia, direção e até produção cinematográfica. Os encontros são gratuitos e acontecerão no Teatro da unidade.

 

Os profissionais que ministrarão os workshops são: Roberto Oliveiraroteirista, cineasta e produtor independente de filmes; Beto Skubsdiretor e roteirista formado pela UNIMEP; Lauro Pinotticineasta, roteirista e produtor de cinema;João Scarpa, ator, diretor de teatro e de cinema; e Marcos Rogério de Sousadiretor cinematográfico e especialista em efeitos visuais.

 

Semana de Cinema do SESC Piracicaba adianta a exibição do consagrado Festival SESC Melhores Filmes que circulará por 16 unidades do estado de São Paulo e no CineSESC a partir do dia 4 de abril. Para saber mais sobre a 38ª edição do evento, acesse www.sescsp.org.br/melhoresfilmes.

 

Abaixo, a programação completa:

 

SEMANA DE CINEMA – FESTIVAL DOS MELHORES FILMES 2012

 

WORKSHOPS

 

DIA 14, QUARTA

 

Captação de Recursos Coletivos

O mercado cinematográfico brasileiro ainda está em expansão. Seguindo o exemplo de outros países, o Brasil possui diversas leis de incentivo à cultura audiovisual. Nos últimos anos, uma forma de captação de recursos coletivos independentes, denominada crowndfunding, surge como alternativa de captação de fundos para a produção de projetos culturais. Com Roberto Oliveiraroteirista, cineasta e produtor independente de filmes.

Às 18h30.

 

Roteiro Cinematográfico

Para desenvolver uma história a ser filmada, não basta somente genialidade, mas também, muita técnica e perseverança. Saiba como escrever um roteiro de cinema e conheça algumas técnicas que fazem dos filmes de Hollywood um estrondo sucesso. Com Beto Skubsdiretor e roteirista formado pela UNIMEP.

Às 20h.

14/03, quarta. Teatro. Não recomendado para menores de 14 anos. Grátis.

 

Dia 15, QUINTA

 

Linguagem Cinematográfica

Saiba identificar os elementos que compõem uma obra cinematográfica (a imagem, o som, os signos e símbolos) e compreenda sua construção. Com Lauro Pinotticineasta, roteirista e produtor de cinema. 
Às 18h30.

 

Interpretação de Atores para Cinema

O cinema é a arte do diretor, onde o ator é somente uma ferramenta para o desenvolvimento da história. Compreenda como o ator trabalha os métodos para construção de sua personagem para um filme. Com João Scarpa, ator, diretor de teatro e de cinema.

Às 20h.

15/03, quinta. Teatro. Não recomendado para menores de 14 anos. Grátis.

 

Dia 16, SEXTA

 

Fotografia de Cinema

O cinema é a fotografia em movimento. Aprenda técnicas de iluminação, enquadramento e linguagem cinematográfica. Com Roberto Oliveira.

Às 18h30.

 

Direção e Produção Cinematográfica

Um apanhado de tudo que acontece num set de produção para cinema e os elementos que a compõem. Com Marcos Rogério de Sousadiretor cinematográfico e especialista em efeitos visuais.

Às 20h.

16/03, sexta. Teatro. Não recomendado para menores de 14 anos. Grátis.

 

Dia 17, SÁBADO

 

Trabalhando o Cinema em Sala de Aula

Direcionado a Educadores

Aprenda a desenvolver filmes como atividade para seus alunos, além da criação de uma obra audiovisual, roteiro cinematográfico, construção da linguagem e entendimento de um filme de arte e de filmes experimentais. Com Roberto Oliveira.

Às 16h.

17/03, sábado. Teatro. Não recomendado para menores de 14 anos. Grátis. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa/SESC Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *