Paço das Artes divulga a programação de 2012 da série de debates Diálogos Estéticos

Pelo terceiro ano, o Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promove a série de encontros sobre arte contemporânea Diálogos Estéticos. Em 2012, haverá sete debates, que são gratuitos e visam ampliar a compreensão de valores da produção contemporânea em alguns de seus diferentes aspectos, mostrando as intersecções com outras áreas do saber. Críticos de arte, professores, educadores e artistas dividem a mesa para expor seus pontos de vista e discutir a questão da difusão e da recepção da arte contemporânea. Desde 2010, o Paço das Artes já recebeu nomes como Miguel Chaia, Mario Ramiro, Marco Gianotti, Cauê Alves e Lucia Koch, entre outros especialistas. As mesas têm mediação de Priscila Arantes, curadora e diretora técnica do Paço das Artes.

 

O primeiro Diálogos Estéticos de 2012 acontece no dia 13 de março e apresenta um debate acerca de um dos grandes temas em voga no cenário da arte contemporânea, a curadoria. Os curadores Rejane Cintrão e Fernando Oliva apresentam suas reflexões e compartilham experiências acerca do tema proposto.

 

Com base nas questões e na natureza do meio artístico brasileiro, marcado por uma história e uma historiografia fragmentadas e dispersas, que ainda não se constituíram publicamente, Fernando Oliva traz para o debate a existência de alternativas possíveis, baseadas no uso das práticas da reencenação e da repetição. Para Rejane Cintrão, o principal papel e desafio do curador é tornar acessível ao público a compreensão de seu projeto e das obras que o compõe. Ela propõe a análise de dois inusitados projetos curatoriais que vem sendo desenvolvidos: um no Centro Cultural do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos e outro na Torre Santander.

 

O encontro acontece na terça-feira, 13 de março, das 19h30 às 21h30. A entrada é gratuita – basta fazer inscrição prévia pelo telefone (11) 3814 4832; ou e-mail: educativo@pacodasartes.org.br. Todos os presentes recebem um certificado de participação ao final dos encontros.

 

Confira a programação geral dos sete encontros dos Diálogos Estéticos 2012:

 

  • Curadoria na arte contemporânea (13 de março): Rejane Cintrão e Fernando Oliva;
  • Video Mapping (19 de abril): Patrícia Moran e Mário Ramiro;
  • Arte e cinema (maio – dia a definir): Rubens Machado e Eliseu Lopes Filho;
  • Arte e som (2 de agosto): Wilson Sukorski e Claudio Bueno;
  • Arte e mobilidade (23 de agosto): Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi;
  • Arte e psicanálise (18 de outubro): Suely Rolnik ;
  • A crítica na arte contemporânea (8 de novembro): Lisette Lagnado e Christine Mello.

 

::: Serviço :::

Diálogos Estéticos – Curadoria na arte contemporânea

Participantes: Rejane Cintrão e Fernando Oliva

Data: 13 de março de 2012 (terça-feira)

Horário: das 19h30 às 21h30

Local: sala de palestras Paço das Artes (Paço Pensante)

 

Local: Paço das Artes

Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo

Tel: (11) 3814-4832 |Site: www.pacodasartes.org.br

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *