O Centro de Convenções Victor Brecheret recebe a exposição Ave, Patativa!

O Instituto Victor Brecheret, em parceria com a Prefeitura, apresenta a exposição “Ave, Patativa!” com uma completa cronologia ilustrada da vida do poeta Patativa do Assaré e uma visão detalhada de sua obra e pensamento, a partir dos temas universais existentes em sua obra. Além disso, ao apresentá-lo no interior paulista, o projeto propõe uma reflexão sobre o “Brasil de dentro” e sobre o sertanejo que vive nos “Sertões” do Brasil.

 

O evento de lançamento será no sábado, dia 11 de fevereiro, a partir das 17 horas, no Centro de Convenções Victor Brecheret, e contará com a presença do curador, jornalista e estudioso da cultura popular, Assis Ângelo, e do músico e poeta Jorge Mello, que farão palestra e apresentação musical sobre o poeta Patativa do Assaré, cuja trajetória foi rica e contributiva à cultura brasileira.

 

Patativa se transformou, desde os anos de 1940, no mais consciente porta-voz espontâneo do seu povo. A sua poesia era instrumento de reivindicação à gente que amava, vivia e vive à margem dos benefícios que o campo gera para o país.

 

Este projeto recebeu o apoio do Ministério da Cultura por meio do edital “Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré”, sendo contemplado em segundo lugar em sua categoria.

 

CENOGRAFIA

 

A exposição é composta por 20 painéis no formato 66x96cm e apresenta uma completa cronologia ilustrada da vida do poeta e seu pensamento, exposto em verso e prosa.

 

Em ambiente reservado com temática sertaneja, serão disponibilizados folhetos de cordel para leitura e sonorização ambiente onde o público poderá ouvir depoimentos e declamações exclusivas do poeta ao jornalista Assis Ângelo, colhidos de 1979 a 2000. Essa seleta compõe o CD “O Poeta e o Jornalista”.

 

::: Serviço :::

Exposição Ave, Patativa!
Local: Centro de Convenções Victor Brecheret
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Centro – Atibaia-SP
Telefone: (11) 4412-7776
Estacionamento gratuito
Período da Exposição
de 11 a 28 de fevereiro de  2012
de 3ª. Feira a sábado, das 9h às 17h
Abertura:
Dia 11 de fevereiro, às 17 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *