“Dores da Colômbia” no Centro Cultural Erico Veríssimo

Após passagens por Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, a individual do pintor colombiano Fernando Botero “Dores da Colômbia” chega à capital gaúcha no dia 21 de janeiro e segue em cartaz até 08 de março de 2012, no Centro Cultural Erico Verissimo. A iniciativa – que conta com o patrocínio da Bradesco Seguros – reúne 67 obras doadas pelo artista colombiano Fernando Botero ao Museu Nacional da Colômbia entre 2004 e 2005. “Sempre quis trazer essa coleção de volta ao Brasil. O conjunto dessa obra mostra como a arte pode denunciar a violência e propõe uma reflexão sobre a sociedade”, diz a produtora executiva da Aori, Denise Carvalho, responsável pelo retorno da mostra ao País.

 

As seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, que já percorreram várias cidades europeias e latino-americanas, mostram os abusos sofridos pelo povo colombiano como consequência da ação de grupos guerrilheiros, políticos e paramilitares. O conflito que resultou no exílio de 1,5 milhão de colombianos nas últimas décadas é ao mesmo tempo um movimento social que busca as bases para a busca da justiça no país.

 

Embora retrate uma situação trágica de um período bem determinado, Botero criou as composições com pinceladas de cores vibrantes capazes de atrair e envolver cada vez mais pessoas de todo o mundo no drama colombiano e de outros países que vivem conflitos sociais.
“Dores da Colômbia” dialoga com uma corrente artística que vincula a arte à política. Dentro desse contexto encontramos outros mestres importantes que imprimiram discurso e fatos históricos em suas telas. Francisco Goya, com “Desastres da Guerra” e Pablo Picasso com “Guernica”, recriam a sua maneira, atos cometidos durante períodos de turbulência vividos em seus países.

 

A mostra tem curadoria do próprio Museu Nacional da Colômbia, localizado em Bogotá. De acordo com a diretora do Museu, Maria Victoria Robayo, o conjunto se integra ao programa de exposições itinerantes que tem como um de seus objetivos fazer um apelo à consciência para evitar que os horrores da guerra se repitam.

 

“Botero disse várias vezes que, apesar de não residir na Colômbia há mais de 40 anos, sente-se muito próximo de seu povo. Trata-se de um convite à reflexão sobre as circunstâncias dolorosas que violam os direitos humanos”, explica Maria.

 

Assim como a etapa de SP, a passagem da exposição “Dores da Colômbia” por Porto Alegre faz parte do Circuito Cultural Bradesco Seguros, que apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições, etc.

 

Em 2012 ainda, Dores da Colômbia tem como destino a capital mineira, BH, no mês de abril. Também com patrocínio da Bradesco Seguros.

 

::: Serviço :::

“Dores na Colômbia” | Porto Alegre
Abertura: 20 de janeiro de 2012.
Visitação: 21 de janeiro a 08 de março de 2012.
Local: Centro Cultural Erico Verissimo | Rua dos Andradas 1223, Porto Alegre – RS.
Dias:
De terça a sexta das 10 às 19h
Sábado das 11 às 18h
(51) 3228-9710 – www.cccev.com.br
Entrada Gratuita 
Patrocínio: Bradesco Seguros
Realização: Aori Produções Culturais
Apoio: Avianca e Pescara
Parceiros: Centro Cultural Erico Verissimo, Companhia Estadual de Energia Elétrica e Governo do Rio Grande do Sul.
Patrocínio: Bradesco Seguros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *