Centro de Arte Flamenca mergulha nos poemas de Pablo Neruda

O festival de fim de ano do Centro de Arte Flamenca (CAF), de Campinas, revisita as poesias de Pablo Neruda e faz uma releitura de sua obra, incorporando aos poemas o canto, o ritmo e o bailado típicos do flamenco, resultando no espetáculo “Neruda por Flamenco”, que terá apresentação única, nesta quarta-feira, 21 de dezembro, no Teatro Sesi Campinas. O espetáculo estava na programação do teatro do Centro de Convivência, que foi interditado pela prefeitura.

 

Aproximadamente 70 pessoas, entre professores, alunos e músicos do CAF estão envolvidos neste 15º espetáculo anual da escola. O objetivo é mostrar que o flamenco tem a capacidade de despir o interior do artista, que em pleno palco desnuda sua alma, emoções, dúvidas e sentimentos por meio de música, dança, ritmo e canto, ao mesmo tempo em que alunos e professores exibem os trabalhos realizados durante o ano. “Nesta releitura da obra de Neruda mostramos que flamenco também é poesia e que os dois se igualam em emoções por serem instrumentos de expressão da verdade interior”, enfatiza Lu Garcia, diretora do Centro de Arte Flamenca.

 

Neruda morou na Espanha na década de 1930 e ficou amigo do poeta e dramaturgo Federico Garcia Lorca, que tem grande parte dos seus trabalhos baseados em temas relativos à música, ao folclore, aos ciganos e à Andaluzia, berço do flamenco. Desta proximidade com o poeta andaluz e com a alma do povo espanhol, Neruda criou peças como “Ode a Federico Garcia Lorca” e “España en El Corazón”, entre tantas outras que atestam a sintonia de sentimentos e ideias dos artistas.

 

Serão apresentados 11 poemas ao todo, entremeados aos palos (ritmos) e ao cante (canto) conduzidos pelos músicos Yuri Cayres, Filipe Camargo, Luciano Khatib, Helena de Los Andes e Diego Zarcón. Serão cerca de 80 minutos de espetáculo enriquecidos com projeção de imagens e iluminação.

 

::: Serviço :::

15º Festival do Centro de Arte Flamenca de Campinas – “Neruda por Flamenco”
Local: Teatro do Sesi Campinas. Avenida das Amoreiras, 450, Parque Itália. (19) 3772-4100 (próximo ao Hospital Mario Gatti)
Data: 21 de dezembro
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 18 (antecipados) e R$ 13 (meia) (à venda na secretaria do CAF até o dia 20)

Ponto de venda
Centro de Arte Flamenca. Av. Heitor Penteado, 715, Taquaral. (19) 3243-6019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *