I Encontro Questão de Crítica reunirá a classe teatral, jornalistas e críticos, dia 12 de novembro, no Galpão Gamboa (RJ)

Visando ampliar as discussões sobre o cenário teatral, o que já vem acontecendo online e offline, a Revista Questão de Crítica promoverá o I Encontro Questão de Crítica, no Galpão Gamboa, a partir do dia 12 de novembro. A entrada é gratuita.

 

O objetivo do I Encontro Questão de Crítica é despertar a atenção da classe artística e do público, “agora que a Internet aparece como suporte alternativo para essa atividade”, explica Daniele Avila. “Consideramos que a crítica é parte importante da dinâmica de produção teatral da cidade, mas não tem sido foco de ações concretas no que diz respeito a novas mídias e à formação de novos profissionais”, conclui. O evento será transmitido pela Internet via live streaming, de modo que possa ser assistido de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

 

O encontro reunirá profissionais e estudantes de teatro para discutir a crítica teatral. A palestra de abertura, com Fátima Saadi, homenageará o crítico Yan Michalski. Outros temas serão discutidos ao longo da semana, em debates com artistas, críticos e pesquisadores das Artes Cênicas.

 

Além de promover o debate, o Encontro tem um caráter formativo com oficinas para estudantes de teatro, com o objetivo fomentar o interesse por exercer a atividade da crítica, oferecendo informação, técnica e, principalmente, estímulo. A expectativa dos curadores é desenvolver futuros críticos e novas vozes. “Mais ainda, de uma pluralidade de vozes para a cena cultural carioca”,

 

Os interessados em experimentar a escrita de crítica e se profissionalizar nessa área já podem se inscrever através do e-mail contato@questaodecritica.com.br. A oficina será realizada em dois módulos, para que os participantes tenham oportunidade de amadurecer e aprender ao longo destes meses. O primeiro módulo será ministrado por Luciana Romagnolli, curitibana residente em Belo Horizonte, e o segundo por Valmir Santos (SP).

 

PROGRAMAÇÃO

Transmissão ao vivo pela internet – http://justin.tv/encontro_qdc

 

12 de novembro

14h: Palestra de abertura – Homenagem a Yan Michalski com Fátima Saadi

16h: Debate: Crítica e curadoria. Com Sidnei Cruz, Micheline Torres e curadores convidados da Plataforma Rio.

Mediação: Christianne Jatahy

 

14 de novembro

19h: Debate: Crítica jornalística – história e atualidade. Com Ana Bernstein, Christine Junqueira e Daniel Schenker. Mediação: Marina Vianna

 

15 de novembro

19h: Debate: O papel da Universidade no pensamento crítico. Com Alessandra Vanucci, Vitor Lemos e Antonio Guedes. Mediação: Moacir Chaves

 

16 de novembro

19h: Debate: A relação da crítica com a interdisciplinaridade nas artes cênicas.

Com Tania Alice, José Luiz Rinaldi e Felipe Ribeiro. Mediação: Jefferson Miranda

 

17 de novembro

19h: Debate: Reflexão e produção de conteúdo sobre a arte na Internet. Com Luciana Romagnolli, Cezar Migliorin e Adiana Schneider. Mediação: Michelle Nicié

 

 

OFICINA DE CRÍTICA DE TEATRO

Informações sobre horários e procedimentos de inscrição pelo e-mail contato@questaodecritica.com.br. Os interessados devem enviar breve currículo para seleção.

 

1º Módulo

De 14 a 17 de novembro das 15h às 18h

Ministrado por Luciana Romagnolli

 

Nesse primeiro módulo, propõe-se a reflexão e o debate sobre a crítica teatral contemporânea como base para o exercício prático da produção crítica textual. Tópicos abordados: O que é crítica? A função da crítica. A crítica no contexto da indústria cultural. Diálogos com a obra, diálogos com o espectador. Breve história da crítica teatral no Brasil. Modelos de análise de espetáculo. A crítica da crítica: análise comparada da produção brasileira atual. Prática de produção de textos críticos.

 

2º Módulo – Valmir Santos

 

::: Serviço :::

I ENCONTRO QUESTÃO DE CRÍTICA

Dias 12, 14, 15, 16 e 17 de novembro.

Local: Galpão Gamboa

Endereço: Rua da Gamboa, 279, Zona Portuária.

Capacidade: 80 pessoas

Entrada Gratuita.

Informações: contato@questaodecritica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *