“Short Short Stories” Evento multimídia reúne música instrumental e vídeos

A Fundação Japão apresenta o evento “Short Short Stories” (Estórias Curtíssimas), que mescla música instrumental e multimídia no dia 27 de agosto de 2011, às 19h, gratuitamente, na Sala Crisantempo, na Vila Madalena, em São Paulo.

 

O evento conta com exibição de 3 vídeos com execução musical ao vivo, além de apresentações de piano e violoncelo, totalizando 18 peças, tocadas pela japonesa Junko Yamamoto e pela francesa Céline Papion, respectivamente, do conjunto ensemble cross.art, que tem como conceito central combinar a música instrumental contemporânea com outras mídias e formas de arte.

 

Vídeo e música

 

Serão apresentados 2 vídeos, para os quais foram especialmente compostas as canções “Moment-performatives spazieren” (composta pelo alemão Oliver Frick) – grande vencedor no 12º Japan Media Art Festival, em 2009 – e “Moment performative Curitiba” (composta pelo norte-americano Joseph Michaels), este filmado em Curitiba, ambos do artista japonês Yukihiro Taguchi, que expõe atualmente no Mori Art Museum, em Roppongi Hills, em Tóquio.

 

A obra de animação de Taguchi, artista plástico de Osaka radicado em Berlim, produzida a partir de inúmeras fotografias, juntamente com a execução da música ao vivo, possibilita transbordar uma vibração pictórica única.

 

No caminho inverso, a música para qual foi produzido um vídeo “Clash Music” (composta por Nikolaus A. Huber) revela o sincronismo entre a sonoridade dos címbalos e as imagens monocromáticas produzidas por Sonja Füsti em parceria com Patrick Hilss.

 

Homenagens

 

O programa do concerto inclui homenagem a compositores emergentes do Japão, Alemanha e Brasil, e durante a apresentação suas partituras poderão ser acompanhadas num telão, todas tocadas por Junko Yamamoto (piano) eCéline Papion (violoncelo), que também participam da I Bienal Música Hoje, que acontece entre os dias 29 de agosto a 04 de setembro de 2011, em Curitiba, no Paraná.

 

Músicas inéditas de Tomoko Fukui e de Takeo Hoshiya, como “The Cello in February (O Violoncelo de fevereiro)”, e também dos brasileiros Mauricio Dottori, Harry Crowl, Fernando Riederer e Edson Zampronha, que compuseram especialmente as peças para este concerto, serão apresentadas. Da Alemanha, obras como “Child’s Play (Brincadeira de Criança)” de Helmut Lachenmann para piano, “Pression (Pressão)” para violoncelo, ou “Zodiac (Zodíaco)” de Karlheinz Stockhausen, carregam sonoridades que desafiam a primeira audição, fazendo com que o público duvide da veracidade sonora dos dois instrumentos.

 

::: Serviço :::

“Short Short Stories” (Estórias Curtíssimas)

Duração: 90 minutos
Classificação: livre

 

27 de agosto de 2011 (sábado), às 19h

Local:
Sala Crisantempo
Rua Fidalga, 521
Vila Madalena – São Paulo
Tel: (11) 3819-2287

Entrada Gratuita

 

Capacidade da sala:
100 pessoas

Distribuição de senhas 1 hora antes do concerto

 

Realização:
Fundação Japão

 

Sites
www.ensemblecrossart.com/en/
www.fjsp.org.br  (Fundação Japão)
www.salacrisantempo.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *