Grupo de Teatro do Clube Curitibano estreia “Uma Noite com Agatha Christie”

Em clima de suspense, o Grupo de Teatro do Clube Curitibano estreia no dia 19 de agosto, às 21 horas, no Auditório Alcides Munhoz (Av. Getúlio Vargas 2.857) a peça teatral “Uma Noite com Agatha Christie”. A peça ficará em cartaz de 19 de agosto a 11 de setembro no Auditório Alcides Munhoz. O evento é aberto ao público.

 

Com autoria de Enéas Lour, a obra foi criada para homenagear a escritora inglesa, Agatha Christie, mundialmente reconhecida por suas obras e considerada a “rainha do suspense”.

 

A produção que conta com um elenco de 11 atores, formado por sócios do Clube Curitibano, promete envolver os expectadores em uma grande trama. Aberta também ao público, a peça fica em cartaz até o dia 11 de setembro, com apresentações de sexta a domingo.

 

O espetáculo se passa na sala de uma mansão, nos arredores de Londres, em 1946, em dia de nevasca. Os personagens, impedidos de sair da residência, mergulham em uma história inteligente e instigante. A trama se desenvolve entre os herdeiros de uma grande fortuna, na reunião da leitura do testamento. Entre eles há um misterioso assassino, que vai eliminando os herdeiros até o final do enredo. Todos são suspeitos, e no final da peça será revelado o assassino.

 

O diretor da peça, Enéas Lour, comenta que houve um cuidado especial na preparação dos atores, justamente pelo gênero, que requer muitos ensaios, além de ser a primeira vez que o grupo apresenta o suspense. “Por ser uma peça difícil, baseada no tempo teatral, com diálogos muito extensos, trabalhamos muito para que todos chegassem no clima de suspense na medida correta. Assumimos um grande desafio, ainda mais por ser a primeira vez que nos propomos a atuar com esse gênero. A última peça que encenamos foi no gênero de comédia, e agora demos uma virada de 180 graus, o que demonstra o amadurecimento do grupo”, observa.

 

Ele ressalta que a expectativa para a estreia é grande. “O grupo está bastante ansioso, justamente por se tratar de um espetáculo difícil, mas eles estão super seguros, e alguns atores, com pouco tempo de casa, estão surpreendendo na hora de encarar este desafio”. Lour conta que a trama tem uma produção com conceituados profissionais. “O cenário criado para a peça é bastante realista, executado por Narbal, artista plástico, e está ficando bem interessante, pois é uma sala de uma mansão na Inglaterra em um dia de nevasca, e lá se passa toda a trama. E esse ambiente foi justamente para passar para os atores e atrizes aquela sensação de aprisionamento e claustrofobia. Além disso, contamos ainda com a iluminação de Beto Bruel, com um acabamento técnico aprimorado”, diz.

 

O texto “Uma Noite com Agatha Christie” é uma adaptação da versão “Quem Matou Agatha Christie?”, escrita e encenada por Enéas Lour em parceria com João Luiz Fiani, em 1999, no Teatro Lala Schneider. Na primeira montagem eram apenas seis as personagens em cena, quatro atores e duas atrizes. Para esta segunda versão, o dramaturgo adaptou o texto para inserir todos os atores do Grupo de Teatro do Clube Curitibano, que é composto, em sua maioria, por atrizes. Assim foram criadas mais cinco personagens, o que ampliou o contexto dos “crimes” e a complexidade da narrativa. A própria autora inglesa – Agatha Christie – foi trazida para a cena. É ela que, interpretada pela atriz Dulce Furtado, de seu escritório inglês, instalado na boca de cena, escreve o que se passa no palco e narra a ação de suas personagens. A produção permite à plateia entrar no mundo da criação literária da autora e sentir-se como co-autora da obra.

 

Na equipe técnica do espetáculo estão nomes importantes do teatro paranaense, como o light-designer Beto Bruel, vencedor de três edições do Prêmio Shell, a maior premiação do teatro brasileiro. Os cenários da montagem foram criados por Enéas Lour e os figurinos criados por Ana Mary Ribas Fortes, que, além de atriz é a coordenadora do Grupo de Teatro do Clube Curitibano.

 

Os cenários, figurinos e adereços foram confeccionados pelos artesãos Narbal Rodrigues e Matilde Rodrigues, reconhecidos por criações em trabalhos realizados na produção publicitária em Curitiba e no Brasil O elenco da peça, composto por associados do Clube Curitibano, reúne onze atores, Ana Mary Fortes, Carlos Valente, Helena da Veiga, Inês Macedo, Marco Enrico Chiocca, Mariane Pacheco Braga, Dulce Furtado, Daniele Tempski, Simone Stoiani Nercolini e Maria Helena Haro, além do ator profissional convidado Zeca Cenovicz, um dos mais atuantes e talentosos atores do teatro paranaense. A direção geral é de Enéas Lour que tem como assistente a também diretora e atriz Eliane Berger.

 

O Grupo de teatro do Clube Curitibano iniciou em 2005, com a participação dos associados do clube. Desde então, já encenou sete peças teatrais sob a direção artística do autor, ator e diretor Enéas Lour.

 

::: Serviço :::

Uma Noite com Agatha Christie
Temporada: De 19/08 a 11/09 – em cartaz às sextas, sábados e domingos
Local: Auditório Alcides Munhoz – Av. Getúlio Vargas, 2.857
Horários: Sextas e Sábados às 21h e Domingos às 20h
Classificação etária: a partir de 12 anos (acompanhado com o responsável).

 

A bilheteria abrirá uma hora antes do espetáculo para a venda de ingressos para não sócios. Para os sócios do Clube Curitibano a entrada é gratuita, e os convites devem ser retirados no Departamento de Cultura.

 

Mais informações no site do clube: www.clubecuritibano.com.br ou pelo telefone (41) 3014 -1935.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *