Filipe Ret lança single “Ilusão” e prepara álbum versátil para 2020

Com mais de 10 anos de carreira e um dos maiores nomes da cena do rap nacional, Filipe Ret lança nesta sexta-feira (08) pela Som Livre a faixa “Ilusão”, que faz parte de um novo disco previsto para 2020. Após fechar a trilogia bem-sucedida dos álbuns ‘Vivaz’ (2012), ‘Revel’ (2015) e ‘Audaz’ (2018) e estar confirmado pela primeira vez no line-up do Lollapalooza 2020, o rapper carioca promete um novo disco ainda mais versátil, com diferentes influências musicais e parcerias.

A faixa “Ilusão” traz mensagens positivas e de superação em um grave moderno e dançante. O clipe, dirigido por Cauã Csik, tem pela primeira vez a participação da mulher do rapper, Anna Estrella, uma de suas inspirações para o single, que possui versos como: “Hoje eu me sinto inspirado/Sou um homem de sorte/Voando mais alto/Ficando mais forte” e “Com ela a vida tem momentos incríveis/Com ela todos os meus sonhos são mais possíveis/Lucros invisíveis são melhores/Separados somos fortes, juntos imbatíveis”.

Apresentando um trabalho cada vez mais sólido e experiente, Ret (34 anos) acredita que, além de toda a sua trajetória na cena do rap, o filho Theo e a mulher Anna Estrella foram seus trunfos nos últimos anos. “Minha experiência mais transformadora foi ter virado pai, sinto que meu coração evoluiu. O rap está num momento, assim como todos nós, precisando de positividade. Essa faixa tem uma vibe pra cima, ela está pra frente, solar, com bastante musicalidade e swing brasileiro. Ela apresenta um grave moderno e também rola um lance clássico, meio rap dos anos 90/2000”, declara.

Versatilidade é a palavra que define o novo projeto de Filipe Ret, com previsão de lançamento pela Som Livre em 2020. Falando de amor, amizade, religião, crenças, política e protestos, o rapper se define mais maduro e conta sobre suas inspirações e expectativas: “O disco é um universo da complexidade de tudo que está rolando no momento. O lacre foi arrancado e é o momento de explorar isso. Independente do governo, a oposição é o posicionamento do rap. Acredito que ele é o grande trunfo da música da próxima década, o rap vai estar presente em tudo. O disco novo vai vir carregado dessa natureza de versatilidade, de buscar e explorar encontros musicais sem medo. O intuito de todo artista é ter liberdade e conseguir mostrar todas as suas faces e continuar sendo amado”, define.

Sobre as possíveis parcerias, mas sem entregar muitos detalhes, o rapper confirma a participação do amigo Kevin O Chris. “O rap e o funk são um lado da mesma moeda. Um mais racional e outro um pouco mais dançante. O Kevin tem credibilidade para poder ousar e o som que fazemos é universal. O bacana é isso, levar as pessoas para outros lugares, outros sons e outras perspectivas”.

Confirmado pela primeira vez como atração do Lollapalooza 2020, Filipe Ret comemora a oportunidade e o reconhecimento internacional do rap brasileiro. “Era um sonho tocar no Lollapalooza. Vai ser fantástico. Estar no line-up de um festival é sempre um respeito e um carinho a mais pelo nosso trabalho. Eu enxergo no futuro o rap conversando com todas as frentes musicais, nós temos esse poder. Cada vez mais vejo a nossa mistura com o mercado internacional, principalmente os Estados Unidos. A nossa música é muito rica e tenho certeza que o Brasil vai conquistar lá fora a notoriedade especial que merecemos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *