Mostra “Buster Keaton: O mundo é um circo” segue até dia 5 no CCBB São Paulo

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 31 outubro, 2018 11:14

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SP apresenta “BUSTER KEATON – O MUNDO É UM CIRCO” a maior retrospectiva já realizada no Brasil sobre o cineasta. Durante os meses de setembro, outubro e novembro os CCBBS do Rio, Brasília e São Paulo exibirão a obra completa deste que é considerado um dos pais fundadores da comédia visual. Em São Paulo as sessões acontecem entre 11 de outubro e 5 de novembro.

Com curadoria de Diogo Cavour e Ruy Gardnier, a mostra traz todos os filmes dirigidos pelo Keaton, os curtas em que ele atuava para Roscoe Fatty Arbuckle além de obras primordiais da qual Keaton teve participação fundamental como o curta “Film” (roteiro de Samuel Beckett, exibição em 16mm e cópia digital restaurada), “Crepúsculo dos Deuses”, clássico de Billy Wilder e “Luzes da Ribalta”, de Charles Chaplin.

São quase 70 filmes, entre longas, curtas e médias metragens dos quais 16 obras serão exibidos em película (16mm).

Considerado por Orson Welles o maior ator-diretor da história do cinema, Buster Keaton é sem dúvida um dos nomes mais importantes da sétima arte. Basta um breve olhar sobre a história da comédia no cinema para compreender o motivo pelo qual Keaton foi classificado pelo American Film Institute uma das maiores estrelas do cinema clássico de Hollywood.

Autor de clássicos do cinema silencioso como “Sherlock Jr.” (1924), “A General” (1926) e “O Homem das Novidades” (1928), Keaton é capaz de combinar humor, aventura e inventividade através de incríveis quedas e acrobacias e de uma engenhosidade inigualável. São de tirar o fôlego e arrancar risos as cenas de Buster sobrevivendo a tornados, cachoeiras, avalanches e quedas imensas. Nelas, apesar de sua expressão impassível, seus personagens representam um ato contínuo de otimismo face às adversidades, gerando admiração e identificação em seus espectadores.

“Buster Keaton é o maior gênio da assim chamada comédia física. Seu nível de invenção humorística com objetos e peripécias atléticas é sem igual em toda a história da arte cinematográfica. Famoso como “O Homem Que Nunca Ri’, ele desenvolveu uma persona cinematográfica só talvez comparável à de Chaplin com Carlitos”, afirma Ruy Gardnier.

“Keaton é fundamental não apenas na história da comédia, mas também na história do cinema no sentido mais amplo. Suas histórias são recheadas de ação, romances e acrobacias – que, aliás, era seu forte. As sequências de Buster sobrevivendo ao mais diverso tipo de obstáculo (tornados, cachoeiras, avalanches e quedas imensas) são de tirar o fôlego. Seu personagem, sempre de expressão impassível, representa um ato contínuo de otimismo frente às adversidades, gerando admiração e identificação em seus espectadores”, complementa Diogo Cavour.

Em cada cidade são previstas sessões musicais acompanhadas por piano (uma rara oportunidade de se conhecer a experiência do cinema no início do século). Cursos sobre a obra de Buster Keaton, sessões comentadas, debates e sessões de acessibilidade com áudio-descrição também serão oferecidos em cada uma das três cidades. Todos os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

Dia 03 de novembro, às 19h, o filme “Three Age” (A Antiga e a Moderna) com comentários do professor Máximo Barro (FAAP).

Outras atividades:

Sessões musicadas
12 sessões dos longas dirigidos por Keaton com acompanhamento de piano com o pianista Livio Tragtenberg

A mostra ainda contará com um livro-catálogo com cerca de 300 páginas, o livro terá textos de grandes estudiosos sobre a obra de Keaton, como David Robinson, Jean-Pierre Coursodon e André Martin (Cahiers du Cinema). Além de artigos inéditos sobre os filmes do diretor-ator. O livro-catálogo também contará com uma série de fotografias de Buster Keaton rememorando os melhores momentos do cinema.

Programação:
Sinopses e Fichas técnicas de todos os filmes: http://bit.ly/2Ig1UZ3
Buster Keaton – O mundo é um circo
CCBB-SP | 11 de outubro a 05 de novembro de 2018

11/10 – QUINTA
16h15 – The Saphead (O Pesado) [Digital + Livre] 18h – One Week (Uma Semana) + Convict 13 (O Condenado nº 13) + The Scarecrow (O Espantalho) [Digital + Livre] 19h45 – Three Ages (A Antiga e a Moderna) [Digital + Livre]

12/10 – SEXTA
14h20 – Daydreams (Sonho e Realidade) + The Balloonatic (O Aeronauta) + The Love Nest (No Alto-Mar) [Digital + Livre] | Entrada franca
15h45 – The Playhouse (O Faz-Tudo) + The Boat (Um Grande Navegante) + The Paleface (A Prova de Fogo) [Digital + Livre] | Entrada franca
17h15 – Our Hospitality (Nossa Hospitalidade) [Digital + Livre] | Entrada franca
19h – The General (A General) [Digital + Livre] | Entrada franca

13/10 – SÁBADO
15h – My Wife’s Relations (A Parentela da Esposa) + The Frozen North (Na Terra dos Gelados) + The Electric House (A Casa Elétrica) + Blacksmith (Ferraduras Modernas) [Digital + Livre] 17h – Sherlock Jr. (Bancando o Águia) [Digital + Livre] 18h30 – The Navigator (Marinheiro por Descuido) [Digital + Livre] 14/10 – DOMINGO
14h30 – The Haunted House (A Casa dos Fantasmas) + Hard Luck (Com Pouca Sorte) + The High Sign (Melhor que a Encomenda) + The Goat (Bode Expiatório) [Digital + Livre] 16h30 – Battling Butler (Boxe por Amor) [Digital + Livre] 18h30 – Go West (O Vaqueiro) [Digital + Livre]

15/10 – SEGUNDA
17h30 – The Butcher Boy (Com Culpa no Cartório) + A Reckless Romeo + The Rough House (A Casa do Senhor Sancho) + His Wedding Night (A Noite do Casamento) [Digital + Livre] 19h30 – Seven Chances (Os Sete Amores) [Digital + Livre]

17/10 – QUARTA
15h – CURSO com a pesquisadora e professora Tainah Negreiros (USP) e o professor Edson Costa Pereira Júnior (USP) [12 anos] 17h45 – Moonshine (O Fiscal Finório) + Good Night Nurse + The Cook (Parodiando Salomé) [Digital + Livre] 19h30 – The General (A General) [Digital + Livre]

18/10 – QUINTA
15h – CURSO com a pesquisadora e professora Tainah Negreiros (USP) e o professor Edson Costa Pereira Júnior (USP) [12 anos] 17h45 – My Wife’s Relations (A Parentela da Esposa) + The Frozen North (Na Terra dos Gelados) + The Electric House (A Casa Elétrica) [Digital + Livre] 19h30 – College (Amores de Estudante) [Digital + Livre]

19/10 – SEXTA
15h – CURSO com a pesquisadora e professora Tainah Negreiros (USP) e o professor Edson Costa Pereira Júnior (USP) [12 anos] 17h30 – The Gold Ghost (A Cidade Deserta) + Allez Oop (Relojoeiro Amoroso) + Palooka From Paducah (O Campeão de Paducah) + One Run Elmer (O Esportista) + Hayseed Romance (Romance Rústico) [Digital + Livre] 19h30 – Moonshine (O Fiscal Finório) + Good Night Nurse + The Cook (Parodiando Salomé) [Digital + Livre]

20/10 – SÁBADO
14h30 – The Butcher Boy (Com Culpa no Cartório) + A Reckless Romeo + The Rough House (A Casa do Senhor Sancho) + His Wedding Night (A Noite do Casamento) [Digital + Livre] 16h30 – Steamboat Bill, Jr. (Marinheiro de Encomenda) – Sessão comentada pela professora Lúcia Ramos (USP) [Digital + Livre] 19h15 – The Cameraman (O Homem das Novidades) [Digital + Livre]

21/10 – DOMINGO
14h15 – Oh Doctor! (O Dr. Jalapa) + Coney Island + Out West + The Bell Boy [Digital + Livre] 16h30 – Paradise for Buster + The Triumph of Lester Snapwell + The Scribe [Digital + Livre] 18h30 – Spite Marriage (O Noivo Caradura) [Digital + Livre]

22/10 – SEGUNDA
15h – Sherlock Jr. (Bancando o Águia) [Digital + Livre]| Sessão com audiodescrição | Entrada franca
18h30 – Film + Notfilm [Digital + 12 anos] 24/10 – QUARTA
14h45 – Oh Doctor! (O Dr. Jalapa) + Coney Island + Out West [Digital + Livre] 16h30 – Buster Keaton: A Hard Act to Follow [Digital + Livre] 19h30 – The Saphead (O Pesado) [Digital + Livre]

25/10 – QUINTA
17h15 – El Moderno Barba Azul (O Moderno Barba Azul) [Digital + Livre] 19h30 – Our Hospitality (Nossa Hospitalidade) [16mm + Livre] | Sessão com acompanhamento musical de piano

26/10 – SEXTA
15h – Back Stage (Fazendo Carreira Torta) + The Hayseed + The Garage (O Vendedor de Automóveis) [Digital + Livre] 16h45 – The Haunted House (A Casa dos Fantasmas) + Hard Luck (Com Pouca Sorte) + The High Sign (Melhor que a Encomenda) + The Goat (Bode Expiatório) [Digital + Livre] 19h – BUSTER CLASS com o crítico e jornalista Inácio Araújo – 120min | Entrada franca

27/10 – SÁBADO
14h – The Playhouse (O Faz-Tudo) + The Boat (Um Grande Navegante) + The Paleface (A Prova de Fogo) + Cops (O Enrascado) [Digital + Livre] 16h – Sunset Boulevard (Crepúsculo dos Deuses) [Digital + 14 anos] | Entrada Franca
18h30 – Sherlock Jr. (Bancando o Águia) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano.

28/10 – DOMINGO
14h30 – One Week (Uma Semana) + Convict 13 (O Condenado nº 13) + The Scarecrow (O Espantalho) + Neighbors (Vizinhos Vigilantes) [Digital + Livre] 16h30 – The Navigator (Marinheiro por Descuido) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano
18h15 – Seven Chances (Os Sete Amores) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano

29/10 – SEGUNDA
18h – The Invader (Fanfarronadas) [Digital + Livre] 19h30 – Battling Butler (Boxe por Amor) [16mm + Livre] | Sessão com acompanhamento musical de piano

31/10 – QUARTA
15h45 – Free and Easy (O Jeca de Hollywood) [Digital + Livre] 17h45 – Back Stage (Fazendo Carreira Torta) + The Hayseed + The Garage (O Vendedor de Automóveis) [Digital + Livre] 19h30 – Go West (O Vaqueiro) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano
01/11 – QUINTA
16h – Parlor, Bedroom and Bath (Romeu de Pijama) [Digital + Livre] 17h45 – Pardon My Berth Marks (Noturno do Reno) [Digital] + The Taming of the Snood (Criada do Barulho) [Digital] + La Fiesta de Santa Barbara [Digital] + Film [16mm + 12 anos] 19h45 – College (Amores de Estudante) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano

02/11 – SEXTA
15h30 – Le Roi des Champs-Élysées [Digital + Livre] 17h – Daydreams (Sonho e Realidade) + The Balloonatic (O Aeronauta) + The Love Nest (No Alto-Mar) [Digital + Livre] 18h30 – DEBATE com a professora Luciana Araújo (UFSCAR) e o crítico Francis Vogner sobre a obra de Buster Keaton. Mediação do curador Diogo Cavour [12 anos] | Entrada franca

03/11 – SÁBADO
14h30 – Limelight (Luzes da Ribalta) [Digital + Livre] 17h – The General (A General) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano
19h – Three Ages (A Antiga e a Moderna) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano e comentários do professor Máximo Barro (FAAP).

04/11 – DOMINGO
14h30 – Steamboat Bill, Jr. (Marinheiro de Encomenda) [Digital + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano
16h15 – The Cameraman (O Homem das Novidades) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano
18h – The Railrodder + Buster Keaton Rides Again (Buster Keaton Ataca Novamente) [16mm + Livre]

05/11 – SEGUNDA
17h45 – Spite Marriage (O Noivo Caradura) [Digital + Livre] 19h30 – The Bell Boy + Neighbors (Vizinhos Vigilantes) + Cops (O Enrascado) + The Blacksmith (Ferraduras Modernas) [16mm + Livre]| Sessão com acompanhamento musical de piano

LEGENDA:
Curtas Arbuckle – Filmes dirigidos por Roscoe “Fatty” Arbuckle nos quais atuou Buster Keaton.
Curtas Keaton – Filmes dirigidos por Buster Keaton.
Curtas tardios – Série de filmes encenados por Buster Keaton em sua velhice.

Breve currículo dos curadores:

Ruy Gardnier é crítico, pesquisador e professor. Atua como crítico de cinema para o jornal O Globo e trabalha como pesquisador no acervo audiovisual do Circo Voador. Foi curador de diversas mostras cinematográficas, entre as quais “Cinema Brasileiro – Anos 90, 9 Questões”, “Rogério Sganzerla – Cinema do Caos” e “Júlio Bressane – Cinema Inocente” (CCBB/RJ-SP). Trabalhou como pesquisador para o Tempo Glauber e para a Cinemateca do MAM.

Diogo Cavour é curador, produtor e realizador. Realizou a curadoria de mostras como “Cinema Romeno Contemporâneo” (2014) e “Paulo José – Meio Século de Cinema” (2015). Como produtor esteve à frente de mostras como “O Faroeste Vermelho” (2016) e “Corpos da terra – imagens dos povos indígenas no cinema brasileiro” (2017/2018). Atuou como realizador em diversos projetos da Lúdica Produções, como longas-metragens, institucionais e projetos de artes visuais.

Sessões comentadas

Máximo Barro é pesquisador, professor de cinema, montador, escritor, notável contador de histórias, Máximo Barro é uma das figuras mais queridas do cinema paulista, principalmente graças a seu trabalho de muitos anos na Escola de Cinema da FAAP.

Sessões musicadas
Livio Tragtenberg é compositor, pianista e saxofonista, além de produtor e diretor musical. Criou diversas orquestras ao redor do mundo, como em Miami, Berlim, Frankfurt e São Paulo. Foi curador musical da Jornada Brasileira do Cinema Silencioso da Cinemateca Brasileira e tem diversos álbuns e livros editados.

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo –SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 31 outubro, 2018 11:14


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

A Casa que Jack Construiu

Facebook

O Doutrinador