A&E apresenta com exclusividade a autobiografia de Elizabeth Smart

No dia 29 de setembro, o A&E apresenta uma noite especial sobre a história de Elizabeth Smart, com a estreia de O Sequestro de Elizabeth Smart (Elizabeth Smart Autobiography), a autobiografia da jovem que foi raptada aos 14 anos, em Salt Lake City (EUA), e que ficou nove meses em cativeiro. O caso dela mobilizou a imprensa e a opinião pública nos Estados Unidos.

Em duas partes, a autobiografia em formato de documentário é um relato exclusivo e comovente, feito pela própria Elizabeth Smart, quinze anos depois de ter sido sequestrada pelo falso profeta religioso Brian Mitchell. Pela primeira vez, Elizabeth conta de forma completa o que aconteceu naquela noite (5 de junho de 2002) em que foi raptada de sua casa enquanto dormia, e o calvário que viveu nas mãos de Mitchell e sua mulher Wanda Barzee, quando não somente foi privada de sua liberdade como ficou sem água e alimentos, além de ser hostilizada e sofrer abusos psicológicos e sexuais.

O especial inclui o relato impactante e assustador de Elizabeth, acompanhado de imagens de arquivo e reconstruções do sequestro e posterior cativeiro da jovem de 14 anos; e a cobertura da imprensa estadunidense, que resultou no desfecho do caso, em 12 março de 2003, quando ela foi encontrada e resgatada com vida, em Sandy, Utah.

Além de Elizabeth, sua família e as autoridades policiais envolvidas no caso reconstroem este terrível acontecimento, com detalhes íntimos do que significaram os nove meses de uma busca desesperada e intensa para encontrar a garota. O especial traz depoimentos comoventes de Lois e Ed Smart, pais de Elizabeth, de quatro de seus cinco irmãos: Mary Katherine, Charles, Edward Jr e Andrew, seus tios Tom e David, e sua prima Olivia Macey, que sofreu uma tentativa de sequestro pelo mesmo Mitchell, sete semanas após o rapto de Elizabeth.

Às 0h50, após as duas partes do especial, o A&E exibe o especial Elizabeth Smart Responde (Elizabeth Smart Questions Answered), em que a sobrevivente responde às perguntas dos telespectadores, revelando novos detalhes sobre os nove meses de cativeiro e sua recuperação. Em uma entrevista conduzida pelo Dr. Drew Pinsky, reconhecido e célebre médico norte-americano, ele repassa algumas perguntas que diferentes pessoas fizeram especialmente para Elizabeth nas redes sociais.

Ao final da entrevista, o pai de Elizabeth, Ed Smart, compartilha sua experiência durante o sequestro da filha e também responde a perguntas do público. Em uma conversa comovente, Ed declara sua profunda frustração em não poder encontrar Elizabeth durante os nove meses e como foi difícil, ao mesmo tempo, ser o apoio de todo o resto da família.

Atualmente, Elizabeth tem 30 anos, está casada com Matthew Gilmour e tem dois filhos. Em 2011, criou a Fundação Elizabeth Smart, que oferece recursos para a recuperação e defesa de vítimas de sequestro e abusos e suas famílias. Ela também realiza palestras em universidades e escolas dos Estados Unidos. “Sou uma sobrevivente. Fiz o que podia para sobreviver. Uma das principais razões pelas quais quero compartilhar minha história desta maneira é porque conheci tantos outros sobreviventes e vítimas que não podem dividir suas histórias. Quero que eles saibam que não estão sozinhos, que a vida pode ser maravilhosa e que, não importa o que aconteça, a vida vale a pena”, conta.

Classificação indicativa: 14 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *