Luiz Aquila e sua migração visual na Casa Stefan Zweig

Em 1970, período difícil para sua geração: ditadura, AI5, amigos perseguidos, muita tristeza e indignação, Luiz Aquila deixa seus líricos e sensíveis desenhos e com régua, compasso e guache preto e tira-linhas sobre papel kraft. Produziu 12 trabalhos que agora poderão ser vistos na exposição ‘Migração’, com abertura no dia 24 de fevereiro (sábado), na Casa Stefan Zweig, em Petrópolis.

Com texto de apresentação de Vanda Klabin, a mostra faz um paralelo com o período em que o austríaco Stefan Zweig escolheu Petrópolis, em 1941, para se refugiar da expansão nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Zweig, que se apaixonou pelo Brasil, é um dos escritores mais lidos e traduzidos da história moderna, com cerca de 60 milhões de livros vendidos pelo mundo. “Escolhi o título Migração em analogia com o movimento em direção a uma obra tão diferente do que fazia e faço. É um intervalo, um exílio visual…”, comenta Aquila.

Para a cientista social e historiadora de arte Vanda Klabin, ao migrar para outra forma de expressão, Luiz Aquila cria uma interlocução com a experiência do exílio por meio de uma série de trabalhos onde está presente uma redução do discurso policromático, tecendo um imprevisível diálogo visual com Stefan Zweig.

“Sua pintura adquire um significado preciso, outra inquietude, outra ordem pictórica. A órbita poética desses trabalhos exala essa tensão e respira um processo mais meditativo. Nesses desenhos está presente uma interpenetração entre arte e vida, um repositório de vivências únicas, reflexivas e intimistas, nesse terreno construído e efêmero, repleto de uma intensidade toda particular e de emanações históricas”, comenta Vanda Klabin.

SERVIÇO
Título da mostra: Luiz Aquila, Migração
Abertura:
Sábado, 24 de fevereiro das 11h às 15h
Período da exposição: 24 de fevereiro a 27 de maio de 2018
Horário de visitação: sextas, sábados e domingos, das 11h às 17h
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso (Duas Pontes), Petrópolis
Telefone: (24) 2245-4316
Entrada gratuita
Classificação livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *