‘Tinta Bruta’, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon tem estreia mundial no Festival de Berlim

Depois de “Beira-Mar” (premiado em 2015 como Melhor Filme – Novos Rumos no Festival do Rio), Filipe Matzembacher e Marcio Reolon voltarão ao Festival de Berlim, agora com o mais novo filme, TINTA BRUTA. O longa terá estreia mundial na Mostra Panorama, em fevereiro. Com roteiro também assinado pela dupla, o filme conta a história de Pedro (Shico Menegat), um jovem que tenta sobreviver em meio a um processo criminal, à partida de irmã e única amiga e aos olhares que recebe sempre que sai na rua. Sob o codinome GarotoNeon, Pedro se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anônimos ao redor do mundo, pela internet. Com o corpo coberto de tinta, ele realiza performances eróticas na frente da webcam. Ao descobrir que outro rapaz (Bruno Fernandes) de sua cidade está copiando sua técnica, Pedro decide ir atrás do mesmo.

– Estamos muito felizes. Nosso primeiro longa-metragem, ‘BEIRA-MAR’, também estreou na Berlinale, na mostra Forum, e voltar para o festival agora, com nosso segundo longa na Panorama é um prazer imenso. Esperamos ansiosos pelas sessões no inverno berlinense, e mais ansiosos ainda em trazer o filme para o Brasil – comemora Marcio.

Segundo Filipe, o projeto foi inspirado em outra produção da dupla. “O filme surgiu de uma vontade de falar sobre despedidas, raiva e resistência. Inicialmente a narrativa veio de um curta-metragem nosso, ‘Quarto Vazio’, mas durante o processo de escrita muito se modificou”, afirma o diretor.

Os diretores explicam como funciona a parceria, que já foi realizada em trabalhos anteriores, como “Beira-Mar”, na série “O Ninho” e diversos curtas-metragens: “Nosso processo é bastante coletivo. Fazemos tudo juntos, desde a escrita do roteiro, os ensaios, decupagem, até durante as gravações e no acompanhamento da pós-produção. Temos bagagens muito semelhantes (ambos somos também atores, por exemplo), mas alguns focos distintos que, quando combinados, acreditamos que contribuem para o nosso trabalho”, revela Filipe.

Com produção da Avante Filmes, coprodução da Besouro Filmes e distribuição da Vitrine Filmes, o longa tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros ainda em 2018.

Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *