Exposição Mário de Andrade: Etnógrafo, Fotógrafo e Poeta no Sesc Taubaté

O Sesc Taubaté abre a exposição Mário de Andrade: Etnógrafo, Fotógrafo e Poeta neste feriado, dia 5 de dezembro. A visitação é gratuita e aberta ao público e acontece até 18 de fevereiro. A curadoria apresenta imagens da viagem do escritor pelo norte do Brasil e da América do Sul.
Durante o mês de dezembro acontecem contação de história, intervenção e tertúlia todas com temas vinculados a Mario de Andrade.

Mário Raul Moraes de Andrade é um personagem multifacetado e muito importante para a formação da cultura brasileira. Autor de obras modernistas famosas como Pauliceia Desvairada e Macunaíma e grande precursor da Semana de Arte Moderna de 1922, o polímata foi um dos responsáveis por reformular todo o campo das artes visuais, literatura e música brasileira.

Além destes feitos, o que poucas pessoas conhecem é o lado aventureiro e fotógrafo de Mário, que resultou na exposição Mário de Andrade: Etnógrafo, Fotógrafo e Poeta. A mostra apresenta fotografias feitas por Mário de Andrade em 1927, momento em que o poeta e fotógrafo percorreu o Norte do país, no que descreveu como “Viagem pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia, e pelo Marajó até dizer chega” e realizou registros fotográficos e escritos sobre a região. O conjunto das fotografias representa o homem, a paisagem, a arquitetura e cultura dos locais visitados. Nele, contudo, é possível destacar aquelas voltadas para o universo do trabalho e do trabalhador distantes dos grandes centros urbanos do período, São Paulo e Rio de Janeiro, servindo como instrumento de conhecimento para os modos de vida e ofício de então nos interiores do país.

O Encontro Tertúlia Dialógica Literária Com a Obra Macunaíma, de Mário de Andrade, acontece aos sábados, dias 2, 9 e 16. Para participar desta atividade é necessário efetuar uma inscrição na Central de Atendimento.

No dia 5, feriado, a Contação de Histórias + Intervenção Literária Mário de Andrade e Câmara Cascudo: Cartas, com Fernanda Vasconcellos e Pitanga Araújo tem início às 10h.  A apresentação foi baseada nas correspondências trocadas por Mário de Andrade e Luis Câmara Cascudo, enquanto ambos faziam uma busca fervorosa pela brasilidade. “Tenho uma fome de norte, não imagina!”, diz Mário ao amigo Cascudinho em 1924. Esse espetáculo convida todos a mergulharem na pesquisa destas duas importantes figuras e a refletirem sobre o que significa ser brasileiro.

Também no dia 5, acontece a Ocupação Pé de Livro Especial Mário de Andrade. A partir das 11h, as árvores e alguns espaços abertos da unidade receberão livros do escritor pendurados e um espaço agradável para a leitura ao ar livre.

Nos dias 16 e 17sábado e domingodas 14h30 às 16h30, ocorre a instalação Mural Perguntas Para Mário, com a Educadora do Espaço de Tecnologias e Artes. Você já participou de alguma intervenção artística? Aqui está a oportunidade: a janela do Espaço de Tecnologias e Artes se tornará um mural para intervenções feitas com caneta retroprojetora. Para estimular a criatividade, as pessoas serão convidadas a perguntar o que desejariam saber sobre Mário de Andrade. A ideia é lançar as questões que moviam o artista para que se transformem num mural reflexivo sobre o pensamento de Mário.

SERVIÇO
Exposição Mário de Andrade: Etnógrafo, Fotógrafo e Poeta
Data: De 5 de dezembro a 18 de fevereiro.
Horário: Terças a sextas, 9h às 21h45 e Sábados, domingos e feriados, 9h15 às 18h
Grátis

Encontro Tertúlia Dialógica Literária Com a Obra Macunaíma
Data: Sábados, dias 2, 9 e 16
Grátis
Inscrições na Central Atendimento.

Contação de Histórias + Intervenção Literária Mário de Andrade e Câmara Cascudo: Cartas
Data: 5, terça, às 10h
Grátis

Ocupação Pé de Livro Especial Mário de Andrade
Data: 5, terça, a partir das 11h
Grátis

Mural Perguntas Para Mário
Datas: 16 e 17, sábado e domingo, das 14h30 às 16h30
Grátis

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *