Mostra fotográfica Silêncio relembra o desastre ambiental de Mariana (MG) no MIS

A partir do dia 1º de novembro, o MIS – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – relembra, através de imagens, o maior desastre ambiental da história brasileira, ocorrido no município de Mariana (MG) em 2015. Os vestígios da catástrofe e as lembranças de toda uma comunidade são tema da exposição Silêncio, de Stess Panissi, quinta mostra do programa Nova Fotografia 2017.

Fotografias dominadas pelo tom de marrom da lama permeiam o projeto, que aborda as consequências do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco. Além de não deixar que o desastre caia no esquecimento, o trabalho procura dar visibilidade a uma parte oculta da catástrofe, mostrando o cenário de Paracatu de Baixo, um subdistrito de Mariana que pouco apareceu na mídia quando a tragédia foi noticiada. As imagens mostram cenários que carregam a história de famílias que costumavam viver ali: fragmentos das casas e ruínas de um lugar que agora só abriga o silêncio.

As fotografias aqui reunidas nascem da pesquisa de Stess Panissi para seu trabalho de conclusão de curso na graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, em maio de 2016.  O resultado fotográfico revela o diálogo possível entre o exercício jornalístico e a criação artística. As imagens resgatam os vestígios de uma comunidade perdida. E uma espécie de sépia natural, quase como um filtro de cor, recobre a paisagem árida, definindo os tons da catástrofe.

Com entrada gratuita, a mostra abre no dia 1º de novembro, às 19h, e segue em cartaz até o dia 17 de dezembro, no Espaço Nicho do Museu.

SERVIÇO
NOVA FOTOGRAFIA | Silêncio, de Stess Panissi
Abertura: 1º.11 às 19h
Data: 2.11 a 17.12
Horário: terças a sábado das 10h às 21h; domingos e feriados das 9h às 19h
Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Local: Nicho
Ingressos: Gratuito
Classificação: Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *