Casa das Rosas exibe adaptação cinematográfica de poema de Carlos Drummond de Andrade

A Casa das Rosas recebe mais uma edição do Jardim Paradiso que, no dia 26 de outubro, apresentará gratuitamente o filme “O Padre e a Moça”. O longa-metragem é uma adaptação de um poema de Carlos Drummond de Andrade, grande poeta da segunda geração do Modernismo no Brasil. O Jardim Paradiso acontece sempre ao ar livre, às quintas-feiras, às 19h, e exibe adaptações cinematográficas de grandes obras literárias. A Casa das Rosas integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e é gerenciada pela Poiesis.

Já a edição de novembro do Jardim Paradiso será especial e terá como tema o cinema construtivista do século 20. A proposta do evento do dia 23 é traçar um panorama da filmografia soviética influenciada pelas ideias construtivistas e sua consequente reverberação no cinema de arte no restante da Europa. Serão vistos trechos de obras seminais de Sergei Eisenstein, Dziga Vertov e Aleksandr Dovjenko, entre outros, bem como curtas-metragens de artistas alemães como Hans Richter e Walter Ruttmann, e franceses, como Marcel Duchamp. A grande expectativa dessa edição é a participação de Donny Correia, poeta, cineasta e mestre e doutorando em Estética e História da Arte, que coordenará as discussões acerca do tema e fará o resgate de diversos filmes importantes do século 20.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A POIESIS

A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

O Padre e a Moça (1966)
Direção: Joaquim Pedro de Andrade | Livre | 93 min
Quinta-feira, 26 de outubro, às 19h 

Cinema Construtivista Revisitado
Por Donny Correia

Quinta-feira, 23 de novembro, às 19h

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *