Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro abre inscrições para novos músicos

O Mozarteum Brasileiro abre inscrições para a temporada de 2018 da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, de 1º a 30 de setembro. São cerca de 70 vagas para músicos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, tuba, oboé, fagote, clarineta, percussão e tímpanos. As inscrições são gratuitas, para músicos de todo o Brasil, com mais de 18 anos de idade, e devem ser feitas pelo site www.mozarteum.org.br, que traz o regulamento e divulgará o resultado da seleção, previsto para novembro.

Os selecionados participarão da 7ª edição do festival Música em Trancoso, de 3 a 10 de março de 2018 no Teatro L’Occitane, e que demandará ensaios prévios da OAMB em São Paulo, por 14 dias.

Durante o festival, os músicos da OAMB farão parte de uma programação que inclui três concertos (dois sinfônicos e um camerístico) – sob regência de Carlos Moreno e do maestro alemão Wolfgang Roese. Também participarão de duas apresentações ao ar livre (na Praça do Bosque) e de masterclasses com importantes nomes da música clássica nacional e internacional. Cada músico selecionado receberá uma bolsa para participação no festival, além de todas as despesas pagas – passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem e alimentação em Trancoso.

A orquestra foi uma novidade para o cenário musical brasileiro em março de 2017, ao estrear na sexta edição do festival Música em Trancoso. Sob direção artística de Sabine Lovatelli e regência do maestro Carlos Moreno, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro (OAMB) iniciou sua trajetória com 87 músicos e a realização de quatro concertos consagradores, em companhia de grandes solistas da cena internacional.

Aplaudida por público e críticos, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro continuou mostrando sua capacidade e potencial. Em maio de 2017, na Sala São Paulo, dividiu o palco com uma das maiores cantoras líricas da atualidade: a soprano alemã Diana Damrau, que se apresentou pela primeira vez no Brasil em companhia do baixo-barítono francês Nicolas Testé. Foi mais um momento notável e de grande significado para este conjunto sinfônico que simboliza o enorme talento dos músicos brasileiros.

Em um momento em que muitas orquestras brasileiras enfrentam retrações de trabalho, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro surgiu como mais uma iniciativa arrojada e de fomento cultural do Mozarteum Brasileiro.
“Nossa orquestra se refaz a cada ano e é direcionada ao jovem profissional que busca aprimoramento contínuo”, diz Carlos Moreno, regente da OAMB e um dos maestros mais respeitados do Brasil.

Para os músicos brasileiros, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro representa um ponto de encontro, intercâmbio e de novas experiências. Assim como ocorre em grandes e tradicionais festivais do mundo, como o de Bayreuth, da Alemanha, ela funciona como orquestra fixa do festival Música em Trancoso, que acontece anualmente no sul da Bahia. Durante o festival, além de marcar presença em sua intensa programação, os músicos da OAMB têm a oportunidade de conviver com os mais destacados artistas da cena internacional – em espetáculos da própria orquestra, em conjunto com grandes solistas, em masterclasses.

Além do festival Música em Trancoso, a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro procura, cada vez mais, ampliar sua agenda de apresentações e atividades ao longo do ano. Com isso, funciona como um ponto de convergência de músicos que podem ter atuação em outras orquestras brasileiras, e também como uma plataforma de oportunidades artísticas – seja no palco ou em instituições e eventos de desenvolvimento profissional. Em 2017, por exemplo, por intermédio do Mozarteum Brasileiro, três de seus músicos – o contrabaixista Julio Nogueira e os violinistas Eder Esli Grangeiro e Wellington Salustiano – ganharam bolsas de estudos para participar da Summer Academy – Collegium Musicum, cuja programação didática e de reciclagem atrai os mais renomados músicos ao Castelo de Weissenstein, no município de Pommersfelden, estado alemão da Baviera, onde se realiza desde 1958.

SERVIÇO
Inscrições para Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Período: 1º a 30 de setembro
Instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompa, trompete, tuba, oboé, fagote, clarineta, percussão e tímpanos.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *