‘As Duas Irenes’ recebe quatro prêmios no 45o Festival de Cinema de Gramado

Com estreia marcada para o dia 14 de setembro, AS DUAS IRENES, de Fabio Meira, recebeu quatro importantes prêmios no 45o Festival de Cinema de Gramado, onde teve sua estreia nacional. O filme levou o prêmio da crítica ACCIRS ( Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante para Marco Ricca e Melhor Direção de Arte.

AS DUAS IRENES  teve sua estreia mundial no último Festival de Cinema de Berlim, onde foi exibido na Mostra Generetion. Protagonizado pelas jovens atrizes Priscila Bittencourt e Isabela Torres, que fazem sua estreia no cinema, o filme tem a narrativa construída a partir da vida de duas adolescentes e de seus pontos de vista.

Irene, uma garota de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela. Sem que ninguém saiba, ela decide procurar a garota e um mundo de descobertas se inicia.

No elenco, além das jovens estreantes, Marco Ricca (como o pai), Susana Ribeiro e as atrizes do Grupo Galpão Inês Peixoto e Teuda Bara. AS DUAS IRENES será distribuído no Brasil pela Vitrine Filmes através do projeto Sessão Vitrine Petrobras. Com patrocínio do Fundo de Cultura de Goiás, da Lei Goyases e do ProAc SP, o filme foi realizado com R$ 1,2 milhão e produzido pela Roseira Filmes e pela Lacuna Filmes, de Diana Almeida e Daniel Ribeiro – produtora do sucesso de público e crítica Hoje Eu Quero Voltar Sozinho – e com coprodução da Balacobaco Filmes.

SOBRE O DIRETOR:
Fabio Meira começou no cinema como assistente de Ruy Guerra, no filme O Veneno da Madrugada, e colaborou posteriormente em Quase Memória como Produtor de Elenco. Após se formar na Escola Internacional de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba, em 2008, foi convidado para a oficina “Como se cuenta un cuento”, do escritor Gabriel García Márquez, e recebeu uma bolsa de roteiro na ESCAC, em Barcelona. Como roteirista, trabalhou para diretores como Caru Alves de Souza, com quem escreveu De Menor, Melhor Filme do Festival do Rio de 2013. Realizou nove curtas e média-metragens, entre eles Pátria, Hoje Tem Alegria e Atlântico, com prêmios em festivais como É Tudo Verdade e Encontros de Cinema de Toulouse, além de exibições na ESPN Brasil e no Canal Brasil. Foi também roteirista de The Illusion, dirigido pela cubana Susana Barriga e premiado nos festivais de Berlim, Chicago e Havana. As duas Irenes é seu primeiro longa como diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *