Documentário ‘A Gente’ de Aly Muritiba ganha seu primeiro trailer

A Gente chega aos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Teresina, dia 14 de setembro pela Olhar Distribuição. Antes de se tornar diretor de cinema, Aly Muritiba trabalhou como agente carcerário por sete anos em uma prisão do Paraná. Em “A Gente” ele volta ao seu antigo trabalho para reencontrar seus colegas e documentar seu cotidiano.

O filme retrata o dia a dia da Equipe Alfa, um grupo de agentes carcerários formada por 28 pessoas, homens e mulheres de origens e formações distintas que fazem a guarda e custódia de cerca de mil criminosos numa penitenciária brasileira.

“A Gente” é a terceira parte da série de filmes que Aly Muritiba apresenta sobre o cotidiano das prisões brasileiras, após os curtas “A Fabrica” (2011) e “Pátio” (2013). O longa foi selecionado para os Festivais Dok Leipzig (Alemanha), Festival Internacional du Film d’ Amiens (França) e no Festival do Rio (Brasil).

O documentário faz parte do Circuito Cultural Ademilar. Uma iniciativa que busca valorizar as manifestações culturais apoiando projetos diversos de Teatro, Cinema, Literatura, música etc. e fortalecendo o mercado cultural de Curitiba.

Sobre o diretor:  

Roteirista, produtor e diretor cinematográfico, Aly Muritiba já dirigiu 9 curta metragens, um documentário de longa metragem, dois longas metragens de ficção e duas séries para TV com os quais já conquistou mais de 150 prêmios em festivais de cinema. Suas principais realizações são os curtas “A Fábrica” (vencedor de mais 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais, nominado ao OSCAR 2013), “Pátio” (vencedor do É Tudo Verdade, e selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes), “A Gente” (longa vencedor do DOK Leipzig 2013) e “Tarântula” (curta selecionado no Festival de Veneza em 2015).

Seu longa metragem “Para minha amada morta” ganhou o Global Filmmaking Award do Sundance Institute 2013 e em 2015 ganhou 7 prêmios no Festival de Brasília, incluindo o de melhor diretor, além de ter estado em festivais como San Sebastian, Amiens Int’l FF, e Havana.

Aly Muritiba dirige em 2016 as séries de ficção O Hipnotizador – S2 (HBO) e Nóis por Nóis (TV Brasil).

O roteiro de “Barba Ensopada de Sangue”, assinado pelo realizador, participou do Torino Film Lab. O filme tem filmagem prevista para março de 2018. Atualmente, Muritiba escreve a 2ª temporada de “Carcereiros” (Globo) e está em processo de lançamento do seu segundo longa-metragem “Ferrugem”.
Além de realizador, Aly Muritiba é diretor e produtor do Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curitiba.

Sobre a distribuidora:

A Olhar Distribuição nasceu em parceria com o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e em consonância com seu proposito de buscar filmes que dialogam com a contemporaneidade. Nosso objetivo é respeitar o universo próprio a cada filme, suas cores, sua cultura, seus sorrisos. Transpor as fronteiras que limitam tais mundos, ficcionais ou reais, e leva-los a outros olhares, cercados de realidades distintas, a fim de provocar a reflexão e a sensibilização.

Ficha técnica:  

A Gente
Brasil | Documentário | Cor, DCP, 89′, 2013
Direção: Aly Muritiba
Produção: Grafo Audiovisual e RPC TV

Distribuição: Olhar Distribuição
Classificação Indicativa: 12 anos

Por sete anos, Aly Muritiba trabalhou em uma prisão. Lá ele fez parte da Equipe Alfa. Após estudar cinema e dirigir alguns curtas-metragens, Muritiba, volta ao seu antigo trabalho para reencontrar seus colegas e realizar um filme. A Equipe Alfa é formada por 28 pessoas, homens e mulheres de origens e formações distintas que fazem a guarda e custódia de cerca de mil criminosos numa penitenciária Brasileira. Walkiu torna-se o chefe da equipe e espera fazer um bom trabalho. Mas percebe que suas mãos estão algemadas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *