Conversa na Galeria com Rafael Cardoso na exposição J. Carlos: originais

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 28 julho, 2017 10:03

Neste sábado (29), às 17h, acontece um encontro com Rafael Cardoso entre as obras da exposição J. Carlos: originais. Também participam do debate os curadores da mostra, Julia Kovensky e Cássio Loredano. A atividade faz parte da série Conversas na Galeria, que promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato com as obras.

Rafael Cardoso é escritor e historiador da arte. PhD em história da arte pela Universidade de Londres, atua também como curador independente. Contribui para catálogos e periódicos no Brasil e no exterior, tem livros e ensaios publicados sobre a história da arte e do design no Brasil, com foco principalmente no período entre 1840 e 1930. Atualmente mora em Berlim.

José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950), o J. Carlos, é autor de uma das mais poderosas crônicas visuais do Brasil na primeira metade do século XX. Sua vasta produção, que se acredita ter passado de 50 mil desenhos, inclui caricaturas, charges, cartuns, alfabetos tipográficos, vinhetas, publicidade, enfim, todo o universo gráfico das primeiras revistas ilustradas do Brasil. A exposição J. Carlos: originais, com curadoria de Cássio Loredano, Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires, mostra instantes decisivos dessa longa e variada produção em 290 desenhos, selecionados entre os cerca de mil itens originais que integram a coleção Eduardo Augusto de Brito e Cunha, sob a guarda do IMS desde 2015.

SERVIÇO
Conversas na Galeria IMS
Data: 29 de julho (sábado)
Horário: 17h
Local: Galeria Marc Ferrez
IMS Rio- Instituto Moreira Salles
Endereço:
Rua Marquês de São Vicente, 476
Evento gratuito, sujeito à lotação da sala.
Telefone: (21) 3284 7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 28 julho, 2017 10:03


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook