Curta de ficção científica produzido no MIS ganha première gratuita em Julho

No sábado, dia 22 de julho, o MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a première gratuita do filme de ficção científica Clara.mem. O curta-metragem é resultado da produção coletiva e da vivência realizada pelo Núcleo Experimental de Cinema do MIS, que selecionou, por meio de convocatória, interessados em compor a equipe responsável por todas as etapas de execução da obra. Esta é a segunda edição do projeto, que em 2016 produziu o curta de terror O Experimento.

Desta vez, dentre mais de 1400 candidatos, 17 participantes foram selecionados para participar do projeto, atuando nas mais diversas funções técnicas e criativas do cinema: diretor, produtor, roteirista, direção de arte editor/montador, diretor de fotografia, efeitos visuais/computação gráfica e edição de som/som direto. Todo o trabalho foi executado entre os meses de fevereiro e junho deste ano, em São Paulo.

Os selecionados também participaram de encontros com diretores e produtores de grande importância para o cinema nacional, com o objetivo de debater o processo criativo e de produção de um filme: Jotagá Crema (um dos roteiristas e um dos diretores de 3%, primeira série Original Netflix brasileira); Vera Hamburger (diretora de arte); Carlos Ebert (diretor e fotógrafo de cinema); Heitor Dhalia  (diretor e roteirista); e Sara Silveira (produtora cinematográfica – em 1991, fundou a produtora Dezenove Som e Imagens, junto com o cineasta Carlos Reichenbach).

A exibição acontece no dia 22 de julho, sábado, às 20h, no Auditório MIS (172 lugares). O ingresso, gratuito, deve ser retirado com 1h de antecedência na bilheteria do Museu.

O filme

Em Clara.mem (2017, Brasil, 9’30”, dir. Alison Zago e Márcio Schimming), Alberto acorda sentindo-se um pouco estranho. Arruma-se como de costume, mas, ao cruzar a porta de saída de seu apartamento, é automaticamente levado de volta para dentro. Por mais que tente sair, acaba sempre voltando ao mesmo lugar. CLARA.mem é um curta-metragem sobre o passado, o presente e o futuro e a capacidade de manipulação do homem sobre esse elemento da vida.

Ficha técnica – clara.mem

ELENCO – IGOR ARMUCHO, LUIZA PORTO, MONALISA ELENO, e ROBERTO REZENDE

ROTEIRO – ANGELO DIAS e DAGUITO RODRIGUES

DIREÇÃO – ALISON ZAGO e MÁRCIO SCHIMMING

ASSISTENTE DE DIREÇÃO – DANIEL PATRICK MARTINS

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – ALLYSON ALAPONT e THIAGO JAI HO HAN

PRODUÇÃO  – BEATRIZ COELHO e JAILSON RAMOS

DIREÇÃO DE ARTE – DÉBORA FILGUEIRAS e MARINA EISENHAUER

MONTAGEM – ALISON ZAGO, MÁRCIO SCHIMMING, CLARA FERRARI e RICHNERALLAN T SANTOS

EFEITOS VISUAIS – ALISON ZAGO, ANDRÉ DE FREITAS FELDBERG e EDUARDO PINHEIRO ESTIVAL

SOM DIRETO – JULINHA CERIONE e PEDRO MACEDO

DESENHO DE SOM E MIXAGEM – PEDRO MACEDO

PREPARADORA DE ELENCO – NARA SAKARÊ

TRILHA ORIGINAL – ARTHUR JOLY

NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA DO MIS – VANESSA FERREIRA

Sobre o Núcleo Experimental de Cinema do MIS

Criado em 2016, o projeto tem, como principais objetivos, incentivar a produção de curtas-metragens nacionais, contribuir para o aperfeiçoamento de novos produtores de conteúdo audiovisual e ser um espaço de convergência dos novos produtores com o cinema. A primeira edição, realizada entre março e junho de 2016, resultou na produção e finalização do filme de terror O Experimento – que não apenas foi exibido no Museu, como em outras importantes salas da capital paulista e, ainda, em festivais nacionais e internacionais: 3º Festival Curt”Arruda, de Portugal; Rio Fantastik (RJ); Morce-Go Vermelho – Goiás Horror Film Festival (GO); e 2º Petit Pavé – Mostra de Cinema Independente de Curitiba (PR). Semana Paulistana do Curta-Metragem no CCSP (SP); VII Festival Pachamama (AC); Mostra Curta em Cena de Mairiporã (SP), e 16a. Mostra do Filme Livre (RJ/ BH e SP) no CCBB Rio de Janeiro, CCBB Belo Horizonte e na Matilha Cultural (SP).

SERVIÇO

PREMIÈRE: Clara.mem | NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA DO MIS

DATA 22.7, sábado

HORÁRIO 20h

LOCAL Auditório MIS (172 lugares)

VALOR  gratuito – retirada de ingresso com 1h de antecedência na bilheteria

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 12 anos

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo | (11) 2117 4777
Estacionamento conveniado: R$ 12 | Valet: R$ 18 [Conveniado]

Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado. 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *