Compositor Tony Berchmans improvisa ao vivo no Teatro Porto Seguro trilha sonora para o filme “O Médico e o Monstro”

O filme “O Médico e o Monstro”, clássico do cinema mudo de horror, ganhará trilha sonora ao vivo de Tony Berchmans, no dia 25 de julho, às 21h, no Teatro Porto Seguro.

Nessa noite o público poderá assistir ao espetáculo com o filme sendo projetado em película 16mm, como antigamente, enquanto o pianista improvisa a trilha sonora original ao piano, utilizando temas de sua autoria, em intenso sincronismo com a ação e com a narrativa do filme.


Berchmans criou seu projeto CINEPIANO em 2010, e desde então já se apresentou em inúmeras instituições culturais respeitadas no Brasil como unidades do SESC, SESI, Cinemas, Teatros e Festivais como a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Na europa, já se apresentou em eventos como o NattJazz, tradicional festival de Bergen (Noruega), o TIFF – Transilvania International Film Festival, o mais importante festival de cinema da Romênia, o Wide Skies Film Festival (Hexham, norte da Inglaterra), o Espaço Espelho D’água (Lisboa) e o The Cinema Museum (Londres).

Agora, com a turnê CINEPIANO – Giro SP, o projeto também passará por Itú, no dia 21 de julho, apresentando o filme “O Circo”, de Charlie Chaplin; e por Piracicaba, no dia 08 de agosto, onde Tony Berchmans improvisará ao vivo a trilha para a exibição “Double Whoopee”,  curta-metragem da dupla O Gordo e o Magro, e “O Garoto”, mais um clássico de Charlie Chaplin.

SOBRE O CINEPIANO Tony Berchmans

O CINEPIANO Tony Berchmans é um precioso tributo ao cinema e um impressionante exercício de improvisação e sincronismo, no qual o acompanhamento musical de filmes mudos em tempo real torna-se uma experiência audiovisual única. No espetáculo, a música narra as cenas com precisão e ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de óbvias habilidades técnicas, o artista conta com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação, num veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade. Nos últimos anos, o CINEPIANO Tony Berchmans passou por diferentes espaços culturais e eventos pelo Brasil, além de apresentações especiais em Portugal, Inglaterra, Noruega, Itália e Romênia.

SOBRE O FILME

O MÉDICO E O MONSTRO (1920) dir. John S. Robertson

Inspirado no clássico homônimo da literatura do horror, escrito por Robert L. Stevenson e publicado em 1886, “O Médico e o Monstro” é a primeira da dezenas de adaptações para o cinema da história de Dr. Jekyll, o cientista filantropo que testa fórmula em si mesmo, com o intuito de provar que os instintos benévolos e malévolos de uma mesma pessoa podem ser retidos em corpos diferentes. Com o passar do tempo, o avatar de sua maldade (sob o nome de Mr. Hyde) passa a dominá-lo por completo e fazer mal contra todos os que estão ao seu redor…

SOBRE TONY BERCHMANS

Pianista, compositor, produtor musical, e especialista no estudo da música de cinema, Tony Berchmans Canto também é autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. Desde 1992 atua no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema e internet, em centenas de projetos.

Foi curador do “Música em Cena –1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado em Maio de 2007 no Rio de Janeiro. Este evento trouxe ao Brasil lendas da música de cinema como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla.

Professor de Pós-Graduação em Trilha Sonora para Cinema e Tv, frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil, profere palestras e ministra cursos e oficinas em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi-Morumbi, MIS-SP e SESC, e escreve sobre trilhas sonoras e sound design. Como seu projeto CINEPIANO Tony Berchmans já realizou mais de 80 espetáculos no Brasil e na Europa.

SERVIÇO

Turnê CINEPIANO – Giro SP se apresenta no Teatro Porto Seguro: 

Exibição “O Médico e o Monstro” (Dr. Jekyll and Mr. Hyde, 1920), de John S. Robertson – Ficção – P&B – 80min.

Quando: Terça-feira, 25 de Julho, 21h00.

Endereço: Teatro Porto Seguro (Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos, São Paulo)

Telefone: (11) 3226-7300

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: ingressorapido.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *