Filmes de Akira Kurosawa e Aly Muritiba no Sesc Belenzinho

Em junho, a programação de cinema do Sesc Belenzinho traz a Mostra Jidaigeki: Viajando com Kurosawa ao Japão Feudal, que apresenta filmes nos quais Akira Kurosawa trabalha com temas relacionados aos samurais, tendo como cenário o período do Japão feudal. São eles Yojimbo – O Guarda-costas e Sanjuro, respectivamente nos dias dia 6 e 27/6 (terças, às 19h).

O projeto Quadro a Quadro – que exibe filmes nacionais lançados recentemente e bate-papo com seus diretores – traz o longa-metragem Para Minha Amada Morta, lançado em 2015, no dia 24/6 (sábado, às 19h). Após a exibição, o diretor Aly Muritiba conversa com a plateia sobre sua produção. 

Para os interessados em capacitação cinematográfica, o Sesc Belenzinho oferece cursos grátis: Produção e Set de Filmagem, com Maya Guizzo e Yael Amazonas, até o dia 01/7 (segunda a domingo, das 10h30 às 13h30), e Introdução à Direção de Fotografia com André Moncaio, de 20/06 a 5/7 (terças e quartas, das 19h às 22h).

E tem ainda sessões de cinema para a garotada com Filminho, projeto de exibição de filmes para divertir pais e filhos, aos domingos, às 17h. Em junho, estão em cartaz Zootopia (4/6), Pets – A Vida Secreta dos Bichos (11/6), Por Água Abaixo (18/6), e A Fuga das Galinhas (25/6).

PROGRAMAÇÃO

JIDAIGEKI: VIAJANDO COM KUROSAWA AO JAPÃO FEUDAL – Mostra apresenta filmes nos quais Akira Kurosawa trabalha com temas relacionados aos samurais, tendo como cenário o Japão feudal.

Exibição: Yojimbo – O Guarda-costas (Yōjinbō) (FOTO)

De Akira Kurosawa. Japão, 1961. Aventura. 110 min.

Sinopse: Um samurai desempregado (Toshirô Mifune) chega a uma cidade à procura de um trabalho, só que esta se encontra dividida entre dois mercadores rivais. O samurai oferece os seus serviços para ambos, envolvendo-se em sangrentas batalhas e aproveitando-se totalmente da situação.

Grátis. Retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

Local: Teatro. 392 lugares. Acima de 16 anos.

06/06. Terça, às 19h

Exibição: Sanjuro (Tsubaki Sanjūrō) (FOTO)

De Akira Kurosawa. Japão. 1962. Aventura. 96 min.

Sinopse: Depois de superar todos os desafios de filme anterior (Yōjimbō), o samurai Sanjūrō Tsubaki une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro.

Grátis. Retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

Local: Teatro. 392 lugares. Acima de 16 anos.

27/06. Terça, às 19h

QUADRO A QUADRO – Filmes nacionais lançados recentemente e bate-papo com diretor.

Exibição: Para Minha Amada Morta – com Aly Muritiba

De Aly Muritiba. Brasil. 2015. Drama. 113 min.

Fernando é um bom homem que cuida do seu filho único, Daniel, um menino tímido e sensível. Depois da morte de Ana, sua esposa, todas as noites Fernando recorda o seu amor, arrumando as coisas de sua amada morta. Um dia ele encontra uma fita VHS que mudará tudo. Para minha amada morta foi premiado no 48º Festival de Brasília nas categorias de melhor direção; melhor ator coadjuvante, para Lourinelson Vladmir; melhor atriz coadjuvante, para Giuly Biancato; melhor direção de arte, para Monica Palazzo, e melhor montagem, para João Menna Barreto. Além de ser eleito como melhor filme pelo júri da crítica. O roteiro de Aly Muritiba ganhou o Global Filmaking Award do Sundance Institut, em 2013.

Após a exibição, haverá um bate-papo com Aly Muritiba, diretor do filme.

Grátis. Retirada de senha com 30 minutos de antecedência.

Local: Sala de Espetáculos 2. 120 lugares. Acima de 14 anos. Grátis.

24/06. Sábado, às 19h

Curso: Produção e Set de Filmagem

Com Maya Guizzo e Yael Amazonas

Aulas teóricas e práticas com objetivo de trabalhar conceitos de roteiro, decupagem de câmera e, ao final, a produção de um curta-metragem. Maya Guizzo: Pós-graduada em Roteiro no Senac, estudou Cinema na FAAP e The Language of Film na New York University. Coordenou projetos de formação em audiovisual. Hoje desenvolve roteiros contemplados pelos editais do ProAC e Festival Cultura Inglesa. Dá aulas de história da arte e história do cinema em diferentes instituições. Yael Amazona: É produtora audiovisual, figurinista e professora, trabalha com audiovisual, fotografia e figurino há 20 anos.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Acima de 16 anos. Grátis.

Até 01/07. Segunda a domingo, das 10h30 às 13h30

Curso: Introdução à Direção de Fotografia

Com André Moncaio

O curso tem como objetivo introduzir os participantes aos conteúdos técnicos e artísticos da Direção de Fotografia. Combinando aulas teóricas e práticas a proposta é permitir aos alunos conhecer o universo da fotografia de cinema. André Moncaio: é formado em Rádio e TV pela USP em 2002, estudou direção teatral, roteiro e direção de fotografia na Argentina. Premiado com o Candango de Melhor Fotografia no 46º Festival de Brasília (2013) com o documentário O Canto da Lona, de Thiago B. Mendonça, também fotografou o longa-metragem Jovens Infelizes, do mesmo diretor, ganhador do prêmio de melhor filme na 19ª Mostra Tiradentes (2016), e os documentários Parabéns pra você!, Freenet, Bagunça – Uma história de São Paulo e Recado para o Mundão, além de vários curtas-metragens e videoclipes. Recentemente terminou de filmar a primeira temporada da série musical MINIDocs – Do Palco para o Mundo, de Carlos Gayotto, e a série infantil de ficção Um Filme de Cinema, de Thiago B. Mendonça. Atualmente, prepara as filmagens da segunda temporada da série MINIDocs.

Duração: 6 encontros. Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Acima de 16 anos. Grátis.

20/06 a 05/07. Terças e quartas, das 19h às 22h

FILMINHO – Exibição de filmes infantis para divertir pais e filhos.

Filme: Zootopia

Dir. Rich Moore, Byron Howard. EUA. 2016. Animação. 108 min.

Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

Grátis. Local: Oficina 3. 60 lugares. Retirar senha com 30 minutos de antecedência. Livre.

04/06. Domingo, às 17h

Filme: Pets – A Vida Secreta dos Bichos

The Secret Life of Pets. Dir. Yarrow Cheney, Chris Renaud. EUA. 2016. Animação. 87 min.
Max é um cachorro que mora em um apartamento de Manhattan. Quando sua querida dona traz para casa um novo cão chamado Duke, Max não gosta nada, já que seus privilégios parecem ter acabado. Mas logo eles vão ter que pôr as divergências de lado quando um incidente coloca os dois na mira da carrocinha. Enquanto tentam fugir, os animais da vizinhança se reúnem para o resgate e uma gangue de bichos que moram nos esgotos se mete no caminho da dupla.

Grátis. Local: Oficina 3. 60 lugares. Retirar senha com 30 minutos de antecedência. Livre.

11/06. Domingo, às 17h

Filme: Por Água Abaixo

Flushed Away. Dir. Sam Fell, David Bowers. Reino Unido, EUA. 2006. Animação. 95 min.

Roddy é um rato de estimação que vive em um luxuoso apartamento em Kensington e tem dois hamsters, Gilbert e Sullivan, como mordomos. Um dia surge no local Sid (Shane Richie), um rato sujo que é expelido pelo esgoto da pia. Sid acha que tirou a sorte grande, mas Roddy quer se livrar dele o mais rápido possível. Para tanto tenta enganá-lo, dizendo que a privada é na verdade uma banheira e tentando convencer Sid a entrar nela. Porém Sid não é bobo e empurra Roddy para a privada, dando a descarga em seguida. Roddy passa pelos esgotos e chega à cidade de Ratópolis. Lá ele encontra Rita, uma ratazana que trabalha com seu barco que é a única que pode ajudá-lo a voltar para casa.

Grátis. Local: Oficina 3. 60 lugares. Retirar senha com 30 minutos de antecedência. Livre.

18/06. Domingo, às 17h

Filme: A Fuga das Galinhas

Chicken Run. Dir. Peter Lord, Nick Park. Reino unido, FR, EUA. 2000. Animação. 84 min.

A Sra. Tweedy é a dona de um galinheiro no interior da Inglaterra, onde a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Mas quando Rocky, um galo vindo dos Estados Unidos surge voando por cima da cerca da Granja, as coisas começam a mudar. Rocky se apaixona por Ginger, que sonha com uma vida melhor e já há algum tempo deseja fugir da granja. Juntos os dois arquitetam um plano para conseguir liberdade. No entanto, Rocky e Ginger logo se veem correndo contra o tempo quando a Sra. Tweedy decide que é hora de mandar a granja inteira para a o forno.

Grátis. Local: Oficina 3. 60 lugares. Retirar senha com 30 minutos de antecedência. Livre.

25/06. Domingo, às 17h 

SERVIÇO

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000
Belenzinho – São Paulo (SP). Telefone: (11) 2076-9700

Estacionamento: Para espetáculos com venda de ingressos após as 17h:
R$ 15,00 (não matriculado); R$ 7,50 (credencial plena no SESC – trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo/ usuário).

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *