Japan House oferece workshop de bambu na Casa das Rosas

Elemento onipresente na cultura japonesa, o bambu faz parte da cerimônia do chá, da mitologia e da literatura oriental e ocidental. Assim pela primeira vez a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, e a Japan House realizam a oficina “Bambu: Essencialmente vazio e potencialmente criativo” que acontece em ambos os espaços entre os dias 4 a 12 de junho, das 10h às 18h. Ministrada pela artista Marjorie Yamaguti, a atividade ensina as técnicas milenares do vegetal. Ainda dentro deste tema, o monge e doutor em História Social, Francisco Handa, ministra uma palestra sobre “O Bambu como metáfora da existência poética-mística”, no dia 13 de junho, às 19h30,

O curso “Bambu: Essencialmente vazio e potencialmente criativo” apresenta a complexidade por trás das histórias do bambu como material acessível ao homem. Além da aula, a artista Marjorie Yamaguti propõe a construção de uma instalação do vegetal usando técnicas de amarrações. A primeira aula teórica ocorre na Japan House no dia 4 de junho, das 11h às 14h. As outras sete aulas práticas acontecem entre os dias 6 a 12 de junho, das 10h às 18h, na Casa das Rosas. A artista e professora Marjorie Yamaguti participou e desenvolveu 14 estruturas de bambu em cinco países: Austrália, Brasil, Indonésia, Japão e Taiwan.

A palestra “O Bambu como metáfora da existência poética-mística” discute os sentidos e as representações do vegetal. Partindo do bambu como representação da literatura, e da pedagogia confuciana para dar sentido às várias etapas da vida em seu processo de envelhecimento físico e rejuvenescimento espiritual, a palestra aborda desde a poesia oriental até suas relações com a experiência vivenciada no momento presente. O evento acontece no Museu-Casa, com o monge e doutor em História Social, Francisco Handa, no dia 13 de junho, às 19h30.

SERVIÇO
Oficina Bambu: Essencialmente vazio e potencialmente criativo
Data: 4 de junho – das 11h às 14h
Local: JAPAN HOUSE São Paulo.
Retirada de senhas 1h antes do início do evento.

Aulas práticas* (15 vagas por aula)
06 de junho – das 10h às 18h
07 de junho – das 10h às 18h
08 de junho – das 10h às 18h
09 de junho – das 10h às 18h
10 de junho – das 10h às 18h
Local: Casa das Rosas – Av. Paulista, 37.
Retirada de senhas 1h antes do início do evento, na Casa das Rosas.
*Aulas independentes, não é preciso comparecer todos os dias.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *