Sony Music lança álbum triplo de Van Morrison

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 15 maio, 2017 13:06

Dando continuidade à série de lançamentos de Van Morrison iniciada com “The Complete Them”, chegou às lojas na última sexta-feira, 12, o CD triplo “Van Morrison – The Authorized Bang Collection”. O produto celebra o 50º aniversário de lançamento do primeiro disco solo do artista e traz, pela primeira vez em CD, as mixagens originais da fita máster, incluindo o hit “Brown Eyed Girl”. Entre o material bônus há takes alternativos da sessão de gravação e o primeiro lançamento oficial das famigeradas “sessões de obrigação contratual”. O álbum conta ainda com fotos raras e novo texto de encarte retirado de uma recente entrevista com Morrison.

Um luxuoso pacote com 3 CDs, “Van Morrison – The Authorized Bang Collection” é a primeira antologia oficial já produzida a registrar o legado musical de Morrison durante um período curto, porém muito marcante, em que ele esteve associado ao Bang Records, o selo inovador que era uma fábrica de hits e foi fundado pelo lendário produtor e compositor norte-americano Bert Berns – autor de sucessos como “Twist & Shout”, “Cry to Me”, “Piece of My Heart”, “Everybody Needs Somebody to Love” e “Here Comes The Night”, um hit do Them que alcançou o segundo lugar nas paradas do Reino Unido em março de 1965.

Todas as faixas do Disco 1, “The Original Masters”, e do Disco 2, “Bang Sessions & Rarities”, foram produzidas e dirigidas por Bert Berns. O Disco 3, “Contractual Obligation Session”, apresenta, pela primeira vez em um lançamento oficial – e com a melhor qualidade sonora de todos os tempos – uma das performances de estúdio mais cruas, honestas e verdadeiras da extensa carreira de Van Morrison.

Intitulado “The Original Masters”, o Disco 1 do produto tiplo apresenta, pela primeira vez em CD, as mixagens originais em estéreo destas gravações – incluindo o clássico “Brown Eyed Girl” – que foram lançadas originalmente em dois LPs de vinil de 12 polegadas pelo selo Bang: “Blowin’ Your Mind!” (1967) e “The Best of Van Morrison” (1970). O Disco 1 também traz as preciosas mixagens em mono das faixas “Beside You” e “Madame George” – lançadas pela primeira vez no álbum “T.B. Sheets” (1973) – e “Chick-A-Boom”, uma composição de Van Morrison e Bert Berns gravada em Nova York, em 1967, e lançada pelo Bang como um single. O disco termina com uma rara versão demo de “The Smile You Smile”.

Já no segundo disco, “Bang Sessions & Rarities”, está a muito procurada mixagem original editada em mono do single “Brown Eyed Girl” e o single original em mono com backing vocals de “Ro RoRosey”, além de versões inéditas de estúdio para as faixas “T.B. Sheets”, “Midnight Special”, “Beside You” e alguns takes alternativos de “Brown Eyed Girl”.

Fechando “The Authorized Collecction”, o disco 3 “Contractual Obligation Session” conta com trinta e uma canções curtas que já foram bastante pirateadas: as demos de obrigação contratual que Van gravou para o Bang. Estas músicas demonstram o incrível humor de Van e revelam o frustrante final de sua relação com o selo. “Elas foram incluídas aqui para que o pacote ficasse 100% completo e para finalmente encerrar de forma oficial o capítulo das sessões de gravação realizadas por Van em Nova York, em 1967”, explica Andrew Sandoval, produtor responsável pela curadoria do projeto.

Em seu próprio texto escrito para esta coleção, Van Morrison diz: “Bert Berns era um gênio. Era um compositor brilhante e tinha muita alma, coisa rara de se encontrar hoje em dia”.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 15 maio, 2017 13:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Transformers - O último Cavaleiro

Facebook

Homem Aranha: De volta ao Lar




Tal mãe Tal Filha