Sesc Santana apresenta concerto com obras da família Bach na Paróquia de Sant’Ana

No dia 30 de abril, domingo, às 16h, o Sesc Santana apresenta o concerto Família Bach: Música em Transição, com o grupo Entre Sons, na Paróquia Sant’Ana. A atividade faz parte do projeto Vespertino, que conta com uma programação regular dedicada à música erudita de câmara em parceria com a Paróquia. Apresenta, mensalmente, a obra de compositores que participam da história da música erudita ocidental.

De grande importância na história da música, a família Bach produziu artistas que estiveram entre os maiores da Europa. A dinastia durou cerca de dois séculos e meio, iniciada com Veit Bach e extinta com Wilhelm Friedrich Ernst Bach, com mais de 50 músicos e compositores notáveis nesse intervalo de tempo. O programa apresenta dois momentos estéticos representados pela obra da família: o Barroco, com Johann Sebastian Bach, e o Classicismo, em sua fase inicial, representada por dois de seus filhos, Wilhelm Friedemann Bach e Carl Philipp Emanuel Bach.

Johann Sebastian Bach é tido como o maior representante do barroco, e muitos o têm como o maior compositor de todos os tempos. Sua produção representa o apogeu do estilo, como também o seu momento final.

Já Wilhelm e Carl estão classificados entre os grandes compositores do clássico, estilo que rompe com a extravagância e polifonismo do barroco. Wilhelm Friedemann Bach, apresenta em sua produção um estilo volátil, oscilando entre o velho e o novo, entre a leveza e a rigidez.

Carl Philipp Emanuel Bach, foi o membro da família mais conhecido em sua época. Especialmente em suas obras para teclado foi um representante do novo Empfindsamer Stil (estilo sensível) associado ao movimento literário Sturm und Drang, percussor do romantismo, estilo que se caracteriza por uma expressividade exacerbada em termos de contrastes motívicos e dinâmicos, bem como uma linguagem harmônica muitas vezes inesperada.

Serão utilizados cópias de instrumentos históricos característicos dos períodos abordados a fim de recriar a sonoridade da época.

SERVIÇO
Vespertino
Data: 30/04, domingo, às 16h.
Paróquia Sant’Ana
Endereço:
Rua Voluntários da Pátria, 2060 – vizinha à estação Santana do Metrô (Linha Azul).
Grátis
Recomendação etária: livre
Duração: 60 min
Telefone para informações: (11) 2971-8700
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal sescsp.org.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *