#Cineciência do MIS exibe Enigmas de um crime seguido por debate na edição de abril

No domingo, dia 2, acontece a edição de abril do #Cineciência do MIS, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que mensalmente traz um filme acompanhado por debate com especialistas. Desta vez, o projeto traz sessão do filme Enigmas de um Crime, seguida por debate com o professor Thomas A. S. Haddad.

A sessão acontece às 16h, no Auditório LABMIS (66 lugares), com entrada gratuita – basta retirar o ingresso com 1h de antecedência na bilheteria.

Enigmas de um Crime (The Oxford Murders, 2013, EUA, dir. Alex de La Iglesia) é um filme de suspense policial baseado no romance premiado de mesmo nome do escritor argentino Guillermo Martínez. A história, ambientada na cidade de Oxford, desenrola uma trama de suspense e assassinato no estilo dos clássicos romances policiais que popularizaram Agatha Christie e Arthur Conan Doyle. A adaptação é dirigida pelo espanhol Álex de la Iglesia, e estrelada por Elijah Wood e John Hurt. Um ambicioso estudante estadunidense (Wood) se muda para Inglaterra para estudar na Universidade de Oxford. Ele acaba mergulhando de cabeça nas investigações de uma série de crimes ligados a símbolos matemáticos. Para parar a série de crimes, ele contará com a ajuda de um renomado professor de lógica da universidade (Hurt), que usa métodos de investigação baseados nos livros de Arthur Conan Doyle.

Debatedor: Thomas A. S. Haddad

Possui Doutorado em Ciências (2004) pela Universidade de São Paulo, e estágio de pós-doutorado no Grupo de História Cultural das Ciências, no Instituto de História do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (IH/CSIC), em Madri, Espanha. É Professor Doutor II da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), na área de história das ciências, atuando na graduação e orientando projetos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais. Foi professor dessa área no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP. Atualmente é editor da Revista Brasileira de História da Ciência e membro do conselho do Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade (LabCiTe) do Departamento de História da FFLCH/USP. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Ciência (2012-2014) e conselheiro regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2009-2011). Suas pesquisas se concentram na história das ciências no século XVII (e, ocasionalmente, no século XVIII), com destaque para a mobilização de práticas cosmográficas e astronômicas nos impérios ibéricos e em contextos missionários.

Mediação: José Luiz Goldfarb: coordenador do projeto #Redemis, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

SERVIÇO

#CINECIÊNCIA | Abril

DATA 02.04
HORÁRIO 16h
LOCAL Auditório LABMIS (66 lugares)
INGRESSO gratuito (retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS – sujeito à lotação da sala)

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 18. Acesso e elevador para cadeirantes. Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *