Casa Guilherme de Almeida exibe “Quanto vale ou é por quilo?” de Sergio Bianchi

Exibição de filmes seguidos de debates com profissionais de diversas áreas: essa é a proposta do Cine Lacaneando, que acontece na Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis. No dia 8 de abril, sábado, às 14h, é exibido “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sergio Bianchi, e após a sessão acontece um bate-papo com o psicólogo Odonel Serrano e a historiadora Maria Helena Felipe Oliveira. A atividade é gratuita e as inscrições são feitas no site da instituição.

O filme questiona até que ponto a estrutura da sociedade brasileira realmente mudou da época colonial até hoje propondo uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que forma uma solidariedade de fachada. “O Cine Lacaneando vem despontando como uma alternativa de cultura e reflexão social na nossa cidade, dando a oportunidade do prazer da sétima arte unido ao bom diálogo e a escuta atenta do outro”, conta a historiadora Maria Helena.

A atividade acontece na Sala Cinematographos, que busca promover a discussão sobre a linguagem cinematográfica a partir de sessões gratuitas seguidas de conversas com especialistas, cursos e oficinas.

Maria Helena Felipe de Oliveira é graduada em História pela USP com especialização em Pedagogia. Atua como professora da Prefeitura Municipal de São Paulo e é participante das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

Odonel Serrano é psicólogo e psicanalista. Coordenador de NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que há 23 anos trabalha em Saúde Pública. É, também, participante das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1976, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. Para mais informações acesse o site do museu: http://migre.me/vFQfe

SOBRE POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO

Cine lacaneando
Quanto vale ou é de graça? (2005)
8/4, sábado às 14h.
Inscrições gratuitas no site da instituição.

Casa Guilherme de Almeida
Museu: Rua Macapá, 187, Pacaembu
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Telefone: (11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *