FCS investe no horário alternativo e estreia nova série dança ao Meio-Dia, com apresentação gratuita de trechos do espetáculo Messias

Em mais uma iniciativa voltada para a formação de público e difusão da cultura em Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado dá início à série Dança ao Meio-Dia, projeto em que a Cia. de Dança Palácio das Artes se apresenta no Grande Teatro no horário do almoço. Na estreia, serão apresentados trechos do espetáculo Messias, montagem inspirada no famoso oratório do compositor alemão Haendel que teve estreia em 2016.

O sucesso das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Lírico ao Meio-Dia, em que a Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais obtiveram média de 1.000 espectadores por concerto, em 2016, é o que impulsiona a instituição a colocar mais um de seus corpos artísticos no palco do Grande Teatro em um horário alternativo.

Para o regente da Cia de Dança, Cristiano Reis, a série é uma forma de conectar esse público diverso que gosta da música também à linguagem da dança. Cristiano pontua que apresentações gratuitas estimulam os bailarinos e contribuem para que o corpo artístico esteja em constante movimento. “É sempre uma emoção apresentar um espetáculo em horário tão incomum para um público que nem sempre está acostumado com a linguagem da dança. Perceber o brilho no olhar da plateia, a curiosidade e o encantamento, é algo que nos estimula e nos mostra que estamos no lugar onde qualquer bailarino quer estar sempre, no palco”, ressalta.

Messias contemporâneo

Nessa primeira edição da série, o público terá a oportunidade de conferir trechos de uma montagem com traços contemporâneos, mas que preserva a essência original da obra composta por Haendel em 1741. A coreografia foi concebida a partir das duas primeiras partes do oratório – a Anunciação e o Nascimento de Jesus e a trilha usada no espetáculo foi gravada ao vivo, durante a temporada de 2016, com Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais e os solistas Rosana Lamosa, Carolina Faria, Anibal Mancini e Licio Bruno, sob regência de Silvio Viegas.

Rui Moreira roteirizou as canções e compôs cenas em uma montagem que se baseia em contrastes. “Como resultado, teremos essa música erudita, clássica e europeia e, em cena, vamos identificar algumas relações de gesto que não são tão habituais, que advém desse outro território, que é a dança”, explica. Integram a equipe técnica de Messias, Pedro Pederneiras (Iluminação), Renato Augusto (Assistente de direção), Luana Jardim (Figurino) e Jô Vasconcellos (Cenários).

SERVIÇO
DANÇA AO MEIO-DIA – MESSIAS
CIA. DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES
Data: 4 de abril (terça-feira)
Horário: 12h
Local: Grande Teatro do Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita
Duração: 45 min
Classificação: Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *