TV Cultura exibe concerto da Sinfônica de Piracicaba

O concerto de encerramento da Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) será exibido neste sábado, 18, às 21h30, pela TV Cultura, no programa Clássicos. A emissora traz a apresentação realizada na Sala São Paulo, regida pelo maestro Jamil Maluf e com a participação de Leonardo Neiva, um dos principais barítonos de sua geração.

A primeira parte do programa traz uma obra rara no Brasil: Cinco Canções Místicas (Five Mystical Songs), do inglês Ralph Vaughan Williams, escrita entre 1906 e 1911. Na segunda parte, a OSP interpreta a Sinfonia em Sol Menor, de 1893, uma das mais importantes sinfonias americanas do século 19, composta pelo cearense Alberto Nepomuceno.
A gravação do concerto ocorreu no dia 18 de dezembro, no encerramento da série Concertos Matinais, ocasião em que a OSP apresentou-se pela primeira vez na Sala São Paulo e encerrou a Temporada 2016, promovida com recursos das secretarias municipais da Ação Cultural e de Educação e o patrocínio das empresas Caterpillar Brasil e Raízen, via Lei Nacional de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
Conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, a Sinfônica de Piracicaba passou por uma reestruturação recente, promovida por Jamil Maluf. Somente em 2016 atraiu quase 20 mil pessoas em seus 13 concertos gratuitos e nos projetos didáticos ABC do Dó, Ré, Mi e Música nas Escolas.
Na opinião do maestro, que também é regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, a “nova” Sinfônica de Piracicaba se destaca pela evolução e qualidade. “A qualidade do conjunto repercute positivamente em todo o país”, lembra Maluf, que é piracicabano e também foi o responsável pela primeira apresentação do grupo no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em julho do ano passado.
Além de depoimentos de Jamil Maluf e Leonardo Neiva, o programa Clássicos entrevistou o violoncelista André Micheletti, professor na USP Ribeirão Preto. O instrumentista piracicabano integra a OSP antes mesmo da reestruturação promovida por Maluf.
A Sinfônica de Piracicaba inicia a Temporada 2017 no dia 25 de março, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Às 16h30 promove a Palestra O Meu Concerto de Hoje e, na sequência, o ensaio geral aberto ao público. A apresentação do concerto, que tem obras de Beethoven e Tchaikovsky, ocorre às 20h30, ambas com entrada gratuita.
SERVIÇO – Programa Clássicos, da TV Cultura. Sábado, 18 de março, às 21h30, com Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência de Jamil Maluf e solo do barítono Leonardo Neiva. Gravação realizada na Sala São Paulo, no dia 18 de dezembro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *