“Eugênia” estreia quinta temporada da peça no Espaço Furnas Cultural

Nestes tempos em que as mulheres ainda sofrem preconceitos e são condenadas quando vítimas, nada mais apropriado do que refletir sobre o papel delas na história. Apropriado e, ao mesmo tempo, divertido, se a interpretação for da atriz Gisela de Castro no monólogo “Eugênia”, dirigido por Sidnei Cruz. O espetáculo volta para sua quinta temporada, desta vez no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, nos dias 18, 19, 25 e 26 de março – sábados às 20h e domingos às 19h –, com ingressos gratuitos e distribuição de senhas a partir de uma hora antes do espetáculo.

A peça parte do texto de Miriam Halfim, que pesquisou a história da personagem-título e do contexto político e social da época. Eugênia José de Menezes, filha do governador de Minas Gerais, teve um romance com Dom João VI, engravidou e foi expulsa da Corte, sendo exilada num convento. Conhecido por seu desleixo corporal e apetite voraz para devorar um frango assado inteiro, o Príncipe Regente de Portugal gravou seu nome na história ora como covarde e preguiçoso, ora como um generoso monarca. Mas se o texto partiu de ampla pesquisa histórica, foi ganhando vida graças à afinação entre Gisela e Sidnei, que já haviam trabalhado juntos anteriormente. O resultado da sintonia entre atriz e diretor é um texto rico em humor e ironia, experimental e coletivo, com muito potencial performático, que diverte e faz pensar ao mesmo tempo. A história real vira, na peça, uma saga recheada de sedução, com espírito de aventura, cuja discussão perpassa tanto pelo trágico como pelo cômico.

“Quando recebi o convite para fazer Eugênia, pensei: qual a relevância de falar da amante do rei português no século XIX? Ao conhecer a história, vi o quão urgente era contá-la hoje, século XXI, em que mulheres – executivas, professoras, negras, feministas, prostitutas, cientistas, trans, latino-americanas, lésbicas, de burca, tanga ou hábito – ainda precisam clamar por direitos. Veio o roteiro e o texto foi ganhando a embocadura da atriz, a costura do diretor, dos ensaios para a cena”, conta Gisela.

O crítico teatral Renato Mello, em coluna no site Botequim Cultural, elogiou a montagem: “Sidnei Cruz realizou um trabalho milimétrico com Gisela de Castro e tem todos os méritos de levá-la ao ambiente correto, sabendo alterar nos momentos propícios o ritmo e a tonalidade empenhada. (…) A ideia extremamente engenhosa de uma tumba, de onde emergem inúmeras caixas carregadas de metáforas, tem o poder de transformar em diferentes elementos a ambientação e fazem uma bela composição, resultando em determinados momentos num interessante impacto visual”.

Com indicações em vários prêmios – melhor atriz no voto popular do site Botequim Cultural de Teatro, melhor figurino no Shell e melhor cenário no Cesgranrio –, “Eugênia” vem de bem-sucedidas temporadas: no Teatro Maria Clara Machado do Planetário da Gávea; no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Centro; no teatro Glaucio Gill, em Copacabana; e no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá.

Para Gisela de Castro, é muito bom poder se apresentar com ingressos gratuitos porque favorece a formação de novos públicos para o teatro. Quanto a encenar tantas vezes o mesmo espetáculo, em temporadas intercaladas e locais diferentes, a atriz só tem motivos para ficar ainda mais animada ao mesmo tempo que se sente desafiada: “Apresentar muitas vezes uma peça é ótimo, ganha muito na relação com a plateia, no jogo, na descontração… Além disso, o momento político, infelizmente ruim, favorece as piadas. E como o domínio de cena fica melhor com o tempo e favorece o improviso, fico mais liberada para interagir mais com o público. O desafio é manter o frescor do texto e a energia em cena”.

SERVIÇO
“Eugênia”
Temporada de 18, 19, 25 e 26 de março de 2017
Horário: Sábados às 20h e domingos às 19h
Espaço Furnas Cultural
Endereço: Rua Real Grandeza 219 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ, 22261-001
Telefone: (21) 2528-3112
Ingressos: ENTRADA FRANCA
Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo.
Duração: 55 min
Classificação: 10 anos
Gênero: Comédia

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *