Mostra ‘A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir’ chega ao CCBB Rio de Janeiro

A mostra A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir, a maior retrospectiva da obra do genial cineasta francês já apresentada no país, que acontece no CCBB Rio de Janeiro até 27 de março, promove na próxima semana – nos dias 13, 15 e 17 (segunda, quarta e sexta), das 15h às 17h, um curso com o crítico de cinema, jornalista e pesquisador Ruy Gardnier. O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail jeanrenoirccbb@gmail.com.

As aulas percorrerão toda a rica trajetória do cineasta, atravessando algumas das questões que tornaram seu cinema famoso: realismo, relativismo, personagens e atores. Temas como Jean Renoir e a relação com seu pai e a pintura; a fase muda e as relações com as vanguardas; a fase francesa; a Frente Popular Nacional; Hollywood e o regresso para a França, realismo, ontologia, relativismo e atuação serão abordados durante as aulas. Os participantes ganharão um catálogo.

“A vida lá fora: O cinema de Jean Renoir é uma retrospectiva dedicada não somente a exibir as grandes obras deste cineasta superlativo, mas interessada também em ampliar e promover a discussão em torno do cinema de Jean Renoir. Dessa maneira, para além da confecção de um catálogo e da organização de um debate, realizaremos também este curso intensivo aberto a todos os interessados”, comenta o curador da mostra Julio Bezerra.

O debate será realizado no dia 16 de março (quinta-feira), às 19h30, com o Prof. Dr. João Luiz Vieira, o pesquisador Hernani Heffner e o curador Julio Bezerra, que conversarão sobre a vida e a obra de Jean Renoir, abordando as diversas fases de sua carreira, destacando as principais características do estilo do mestre francês, alguns de seus filmes mais importantes e sua enorme influência no cinema moderno.

Filho do pintor Auguste Renoir, Jean imprimiu uma sensibilidade visual e um apreço pela vida a uma enorme variedade de aventuras cinematográficas, entre os primeiros experimentos com a vanguarda, ainda no cinema mudo, os grandes e os pequenos orçamentos, entre o realismo, o cinema moderno e Hollywood. A retrospectiva A vida lá fora: o cinema de Jean Renoir se dedica à esta obra extensa e variada, que estabeleceu um leque amplo de inovações estético-narrativas, apresentando 27 longas, um média e dois curtas-metragens dirigidos por Renoir, além do documentário Jean Renoir, o Patrão, de Jacques Rivette. A mostra ocupa o cinema do CCBB Rio de Janeiro de 1º a 27 de março após ser apresentada nos CCBBs São Paulo Paulo (1º a 27 de fevereiro) e Brasília (15 de fevereiro a 13 de março).

Jean Renoir (1894-1979) é um dos cineastas mais inventivos e influentes da história do cinema. Nome fundamental para o que se veio chamar de Cinema Moderno, Renoir usava o plano-sequência como poucos, conseguia extrair de seus atores raras interpretações, imprimia uma sensibilidade e uma “honestidade” muito particular.

Ele recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles, o Oscar Honorário por sua contribuição para a indústria cinematográfica, em 1975, e a Medalha de Ouro Selznick pela sua obra no Festival Brasileiro de Cinema, no Rio de Janeiro, em 1958. Entre os destaques da mostra estão alguns dos seus filmes mais importantes, que serão exibidos em cópias 35mm, como A grande ilusão (1937), um dos seus maiores sucessos, banido da Alemana e da Itália após ter sido premiado no Festival de Veneza, o primeiro filme de língua estrangeira a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme; A Regra do Jogo (1939), que é frequentemente citado nas listas de críticos como um dos melhores filmes já realizados; e o seu primeiro filme colorido, O rio sagrado (1951), rodado na Índia, que ganhou o prêmio internacional no Festival de Veneza e é considerado por Martin Scorsese como um dos filmes coloridos mais bonitos da história do cinema.

“Sem Renoir, o cinema teria sido outra coisa. Jean namorou com a vanguarda e com a indústria, passou por Hollywood e filmou na Índia. Teve pequenos e grandes orçamentos, conheceu o sucesso, o fracasso e a desgraça. É para a Nouvelle Vague o que Humberto Mauro foi para o Cinema Novo. Renoir amou seus personagens como poucos – embora isso jamais os livrasse de seus fracassos e tragédias – e imprimiu aos seus filmes uma sensação de campo aberto onde podemos nos imaginar vagando, dentro e fora dos limites de nossa visão. Entre os atores e as cenas, sempre escolheria os primeiros. Entre as cenas do roteiro e as cenas encenadas, sempre ficaria com as segundas. Não há ajuste ou adequação perfeitas entre imagem, ação e mundo. A vida lá fora é sempre maior, nos diz o cineasta”, conclui Julio Bezerra.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA (clique aqui!)

Sexta, 10/03

15h30 – “La vie esta à nous”. De Jean Renoir (França, 1936). Com Jean Dasté, Jacques B. Brunius, Simone Guisin. 12 anos.

Rodado sob a iniciativa do Partido Comunista francês em meio à campanha eleitoral da Frete Popular, o filme reúne passagens documentais e cenas ficcionais com a intenção de nos mostrar a realidade do cotidiano da classe trabalhadora e da burguesia.

17h – “Madame Bovary”. De Jean Renoir (França, 1934). Com Max Dearly, Valentine Tessier, Pierre Renoir. 12 anos.

19h – “Toni”. De Jean Renoir (França, 1935). Com Charles Blavette, Andrex, Celia Montalván. 12 anos.

Na década de 1920, a região de Provence é um atrai grande número de imigrantes à procura de trabalho nas pedreiras ou na agricultura. Muitos se misturam com os habitantes locais e se estabelecem permanentemente. É o caso de Toni, um italiano que se mudou com Marie, uma francesa.

Sábado, 11/03

15h – “Esta terra à minha”. “This Land is Mine”. De Jean Renoir (EUA, 1943). Com Charles Laughton, Maureen O’Hara, George Sanders. 12 anos.

17h30 – “A grande ilusão”. “La grande illusion”. De Jean Renoir (França, 1937). Com Jean Gabin, Dita Parlo, Pierre Fresnay. 12 anos.

20h – “Um dia no campo”. “Une partie de campagne”. De Jean Renoir (França, 1936). Com Sylvia Bataille, Jane Marken, Georges D’Arnoux. 12 anos.

Domingo, 12/03

14h30 – “French Cancan”. De Jean Renoir (França, 1955). Com Jean Gabin, Françoise Arnoul, María Félix. 12 anos.

16h30 – “O submundo”. “Les bas-fonds”. De Jean Renoir (França, 1936). Com Camille Bert, Jany Holt, Jean Gabin. 12 anos.

18h30 – “A cadela”. “La chienne”. De Jean Renoir (França, 1931). Com Michel Simon, Georges Flamant, Janie Marèse. 12 anos.

Segunda, 13/03

15h – Curso “A vida lá fora: O cinema de Jean Renoir” – Aula 1

17h – “Boudu, salvo das águas”. “Boudu sauvé des eaux”. De Jean Renoir (França, 1932). Com Michel Simon, Jean Gehret e Le Pelletier. 12 anos.

19h – “Toni”. De Jean Renoir (França, 1935). Com Charles Blavette, Andrex, Celia Montalván. 12 anos.

Quarta, 15/03

15h – Curso “A vida lá fora: O cinema de Jean Renoir” – Aula 2

17h – “A mulher desejada”. “The Woman on the Beach”. De Jean Renoir (EUA, 1947). Com Joan Bennett, Robert Ryan, Charles Bickford. 12 anos.

19h – “Estranhas coisas de Paris”. “Elena et les hommes”. De Jean Renoir (França, 1956). Com Ingrid Bergman, Jean Marais, Mel Ferrer. 12 anos.

Elena, a jovem viúva de um príncipe polaco, decide viver em Paris, onde julga obter maior sucesso junto aos homens. Ela se torna a musa do general Rollan, o ministro de guerra, que será traído por um golpe de estado tramado por seus oficiais. Mas um deles, o Conde de Chevincourt, está igualmente apaixonado por Elena.

Quinta, 16/03

14h – “Jean Renoir, o Patrão” – 1ª parte – Em busca do relativo + 2ª parte – Michel Simon, a direção dos atores. “Jean Renoir, le Patron”. De Jacques Rivette (França, 1967). 12 anos.

17h – “A regra do jogo”. “La règle du jeu”. De Jean Renoir (França, 1939). Com Anne Mayen, Claire Gérard, Gaston Modot. 12 anos.

O aviador André Jurieux bateu recordes de vôo, mas só consegue pensar em sua amada Christine, mulher do aristocrata Robert de la Cheyniest. Jurieux consegue com um amigo um convite para a casa de campo em que o casal está dando uma grande festa. Os sorrisos cordiais dos convidados escondem, porém, segredos e sentimentos.

19h30 – Debate sobre a obra de Jean Renoir com o Prof Dr. João Luiz Vieira, o pesquisador Hernani Heffner e o curador Julio Bezerra.

Sexta, 17/03

15h – Curso “A vida lá fora: O cinema de Jean Renoir” – Aula 3

17h – “A mulher desejada”. “The Woman on the Beach”. De Jean Renoir (EUA, 1947). Com Joan Bennett, Robert Ryan, Charles Bickford. 12 anos

19h – “Estranhas coisas de Paris”. “Elena et les hommes”. De Jean Renoir (França, 1956). Com Ingrid Bergman, Jean Marais, Mel Ferrer. 12 anos.

Sábado, 18/03

15h – “Segredos de alcova”. “The Diary of a Chambermaid”. De Jean Renoir (EUA, 1946). Com Burgess Meredith, Francis Lederer, Judith Anderson, Paulette Goddard. 12 anos.

Celestine é contratada como camareira e decide usar sua beleza para seduzir um homem rico e subir na vida. Mas quando o motorista se apaixona por ela, seus planos podem vir por água abaixo.

17h – “O crime do monsieur Lange”. “Le crime de monsieur Lange”. De Jean Renoir (França, 1936). Com René Lefèvre, Florelle, Jules Berry. 12 anos.

Os funcionários de uma editora assumem o comando do negócio quando o dono foge com todo o dinheiro da empresa.

19h – “O cabo ardiloso”. “Le caporal épinglé”. De Jean Renoir (França, 1962). Com Jean-Pierre Cassel, Claude Brasseur, O.E. Hasse. 12 anos.

Três franceses planejam uma fuga de um campo de prisioneiros, em plena Segunda Grande Guerra. Enquanto a Alemanha de Hitler ocupa Paris, eles relembram histórias e planejam um futuro repleto de sonhos e esperança.

Domingo, 19/03

14h – “Charleston”. “Sur un air de Charleston”. De Jean Renoir (França, 1927). Com Catherine Hessling, Johnny Hudgins, Pierre Braunberger. Mudo. 12 anos.

Em 2028, um explorador africano viaja para uma Paris pós-apocalíptica onde encontra uma garota branca nativa que lhe ensina o Charleston. Ele acredita que ela seja uma selvagem e que a dança é um ritual que ela executa antes de comê-lo, literalmente.

+ “A pequena vendedora de fósforos”. “La petite marchande d’allumettes”. De Jean Renoir (França, 1928). Com Catherine Hessling, Johnny Hudgins, Pierre Braunberger Amy Wells, Catherine Hessling , Eric Barclay. Mudo. 12 anos.

Uma adaptação livre e poética do famoso conto de Hans Christian Andersen, no qual uma pequena garotinha, no período de fim de ano numa cidade assolada por intenso nevoeiro, tem que lutar contra a neve, a fome, a miséria e a indiferença das pessoas ao seu redor para conseguir sobreviver.

+ “On purge bebe”. De Jean Renoir (França, 1929). Com Marguerite Pierry, Jacques Louvigny, Michel Simon. 12 anos.

O Sr. Follavoine, inventor do primeiro urinol de porcelana inquebrável, convida um funcionário público o Sr. Chouilloux, para almoçar em sua casa com o objetivo de assinar um contrato de venda para o exército francês. Ao mesmo tempo, sua esposa, Julie Follavoine, tenta em vão dar um purgante ao filho, Toto.

16h – “Segredos de alcova”. “The Diary of a Chambermaid”. De Jean Renoir (EUA, 1946). Com Burgess Meredith, Francis Lederer, Judith Anderson, Paulette Goddard. 12 anos.

18h – “A regra do jogo”. “La règle du jeu”. De Jean Renoir (França, 1939). Com Anne Mayen, Claire Gérard, Gaston Modot. 12 anos.

Segunda, 20/03

15h – “Jean Renoir, o Patrão” – 1ª parte – Em busca do relativo. “Jean Renoir, le Patron”. De Jacques Rivette (França, 1967). 12 anos.

17h – “La vie esta à nous”. De Jean Renoir (França, 1936). Com Jean Dasté, Jacques B. Brunius, Simone Guisin. 12 anos.

19h – “O cabo ardiloso”. “Le caporal épinglé”. De Jean Renoir (França, 1962). Com Jean-Pierre Cassel, Claude Brasseur, O.E. Hasse. 12 anos.

Quarta, 22/03

15h – “Jean Renoir, o Patrão” – 2ª parte – Michel Simon, a direção dos atores. “Jean Renoir, le Patron”. De Jacques Rivette (França, 1967). 12 anos.

17h – “O segredo do pântano”. “Swamp Water”. De Jean Renoir (EUA, 1941). Com Walter Brennan, Walter Huston, Anne Baxte. 12 anos.

Tom Keefer é um homem erroneamente condenado por assassinato e sentenciado à morte na forca. Ele fugiu da prisão e está escondido no Pântano Okefenokee, na Geórgia. Keefer dedica sua vida à busca do verdadeiro assassino para poder limpar seu nome.

19h – “Estranhas coisas de Paris”. “Elena et les hommes”. De Jean Renoir (França, 1956). Com Ingrid Bergman, Jean Marais, Mel Ferrer. 12 anos.

Quinta, 23/03

15h – “Jean Renoir, o Patrão” – 3ª parte – A regra e a exceção. Jean Renoir, le Patron”. De Jacques Rivette (França, 1967). 12 anos.

17h – “Amor à terra”. “The Southerner”. De Jean Renoir (EUA, 1945). Com Zachary Scott, Betty Field, J. Carrol Naish. 12 anos. Sessão closed caption + audiodescrição.

19h – “O rio sagrado”. “The River”. De Jean Renoir (EUA, 1951). Com Patricia Walters, Nora Swinburne, Esmond Knight. 12 anos.

Três adolescentes moram próximas de um grande rio na Índia. Harriet é a mais velha de uma família de ingleses. Valerie é a única filha de um industrial norte-americano. Melanie tem um pai americano e uma mãe indiana. Um dia, um homem aparece e se torna o primeiro amor das três.

Sexta, 24/03

15h – “O testamento do Dr. Cordelier”. “Le testament du Docteur Cordelier”. De Jean Renoir (França, 1959). Com Jean-Louis Barrault, Teddy Bilis, Sylviane Margollé. 12 anos.

17h – 14h – “Charleston”. “Sur un air de Charleston”. De Jean Renoir (França, 1927). Com Catherine Hessling, Johnny Hudgins, Pierre Braunberger. Mudo. 12 anos.

+ “A pequena vendedora de fósforos”. “La petite marchande d’allumettes”. De Jean Renoir (França, 1928). Com Catherine Hessling, Johnny Hudgins, Pierre Braunberger Amy Wells, Catherine Hessling , Eric Barclay. Mudo. 12 anos.

+ “On purge bebe”. De Jean Renoir (França, 1929). Com Marguerite Pierry, Jacques Louvigny, Michel Simon. 12 anos.

19h – “A carruagem de ouro”. “Le carrosse d’or”. De Jean Renoir (França/Itália, 1952). Com Anna Magnani, Duncan Lamont, Paul Campbell. 12 anos.

No Século 18, a atriz Camilla viaja pela América do Sul como a estrela principal de uma companhia de teatro e se envolve com três homens.

Sábado, 25/03

15h – “Jean Renoir, o Patrão” – 1ª parte – Em busca do relativo + 2ª parte – Michel Simon, a direção dos atores. “Jean Renoir, le Patron”. De Jacques Rivette (França, 1967). 12 anos.

17h30 – “O cabo ardiloso”. “Le caporal épinglé”. De Jean Renoir (França, 1962). Com Jean-Pierre Cassel, Claude Brasseur, O.E. Hasse. 12 anos.

20h – “O crime do monsieur Lange”. “Le crime de monsieur Lange”. De Jean Renoir (França, 1936). Com René Lefèvre, Florelle, Jules Berry. 12 anos.

Domingo, 26/03

14h30 – “Le déjeuner sur l’herbe”. De Jean Renoir (França, 1959). Com Paul Meurisse, Charles Blavette e André Brunot. 12 anos.

16h30 – “A besta humana”. “La bête humaine”. De Jean Renoir (França, 1938). Com Jean Gabin, Simone Simon, André Tavernier. 12 anos.

Séverine, a mulher do chefe de uma estação ferroviária, se relaciona com um maquinista para que ele esconda seu envolvimento em um assassinato.

18h30 – “O rio sagrado”. “The River”. De Jean Renoir (EUA, 1951). Com Patricia Walters, Nora Swinburne, Esmond Knight. 12 anos.

Segunda, 27/03

13h30 – “Amor à terra”. “The Southerner”. De Jean Renoir (EUA, 1945). Com Zachary Scott, Betty Field, J. Carrol Naish. 12 anos.

15h30 – “Nana”. De Jean Renoir (França, 1926). Com Catherine Hessling, Pierre Lestringuez, Jacqueline Forzane. Mudo. 12 anos.

18h30 – “A Marselhesa”. “La Marseillaise”. De Jean Renoir (França, 1938). Com Jaque Catelain, Léon Larive, Lise Delamare. 12 anos.

SERVIÇO

A VIDA LÁ FORA: O CINEMA DE JEAN RENOIR

Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Julio Bezerra
Produção: Firula Filmes
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

1º a 27 de março de 2017
Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel (21) 3808-2020
Sala de Cinema 1 (98 lugares) – Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia).

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *