Fraternal estreia espetáculo inédito Nosotros sobre a imigração e o universo mítico latino-americano

No dia 18 de março, às 15h, a Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes estaciona sua Carreta-Palco no Parque da Vila Guilherme-Trote, para a estreia do espetáculo épico-musical inédito NOSOTROS. Com direção de Ednaldo Freire, dramaturgia de Alex Moletta, a peça traz no elenco os atores Aiman Hammoud, Mirtes Nogueira, Carlos Mira, Maria Siqueira, Giovana Arruda, Harley Nóbrega e Ian Noppeney. O Projeto Nosotros foi contemplado com o Programa de Fomento ao Teatro na Cidade de São Paulo de 2016.

O espetáculo é gratuito e será apresentado aos sábados e domingos, às 15h, até dia 30 de abril, no Parque da Vila Guilherme-Trote. Depois, a peça irá itinerar pelos parques Anhanguera, de 06 a 28 de maio; e Parque do Carmo, de 03 de junho a 09 de julho, sempre aos sábados e domingos, às 15h.

Mito e Realidade

A partir de uma série de entrevistas com imigrantes de diversas nacionalidades, residentes em São Paulo, e de pesquisas sobre o universo mitológico da cultura andina e brasileira, a Fraternal criou a saga do personagem Juanito, um imigrante que sai de seu local de origem em busca de uma vida melhor para si e para sua família. “É uma saga individual, mas que representa grande parte do movimento global imigratório atual”, diz Ednaldo Freire.

Para estabelecer o texto do espetáculo, os mitos utilizados pelo dramaturgo Alex Moletta foram o do rei Inca Inkarri e o mito Guarani da Terra Sem Mal. O espetáculo começa com a chegada de um grupo de saltimbancos, cantando e dançando a terra de Nosostros. O arauto do grupo, Ekeko, é o Deus andino da prosperidade que, junto com Aracy, uma andarilha indígena brasileira, narra a trajetória de Juanito, em busca da terra sem mal.

“Nosso enfoque é épico, onde o ator narra o personagem no tempo passado, presente e futuro, na primeira e terceira pessoa. A relação olho no olho entre personagens no palco transfere-se para olho no olho entre ator narrador, personagem e público”, ressalta Ednaldo. “Tal sistema misto de narrativa e representação lança mão da maior contribuição que o público pode trazer ao espetáculo: a imaginação ativa, coerente com a nossa proposta e investigação estética do grupo”.

Os figurinos funcionam como caracterizações, cenários e máscaras, fugindo do realismo e buscando a comunicação direta e simbólica. Neles estão presentes alguns fundamentos da estética popular: alegoria, hiperbolismo, inventividade e beleza. A sonorização lança mão de várias linguagens como a música ao vivo assim como a gravada, servindo ao espetáculo como elementos capazes de reforçar o ritmo e ações dos personagens.

A montagem tem Cenário e Figurinos de Luiz Oliveira Santos; Orientação de Pesquisa de Hugo Villavicenzio; Direção Musical de Gustavo Kurlat e Preparação de Voz e Corpo de Verlucia Nogueira.

SERVIÇO
NOSOTROS (Épico-musical)
Estreia dia 18 de março de 2017, sábado, às 15h
Temporada: Até 30 de abril
Horário: Sábados e domingos, às 15h
Carreta-Palco estacionada no PARQUE DA VILA GUILHERME-TROTE
Endereço: Av. Nadir Dias de Figueiredo, Vila Maria
Duração: 80 minutos
Recomendação: Livre
Ingressos: Gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *