Inscrições abertas para o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro com o Festival de Cannes

Programa Encontros com o Cinema Brasileiro está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro para sua XXI edição. Nesta etapa, participarão representantes do Festival de Cannes, que acontece entre 17 e 28 de maio. O curador François-Michel Allegrini, da Seleção Oficial, e a curadora Anne Delseth, da Quinzena dos Realizadores, estarão no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 17 de março para assistir aos filmes selecionados.

Serão considerados elegíveis para a seleção longas-metragens independentes e inéditos internacionalmente. Para os longas que não estejam finalizados, será necessário já possuir um corte provisório de imagem/som, sabendo que os realizadores assumem o compromisso de, caso venham a ser selecionados, terem o filme finalizado a tempo para exibição no festival. Já nos casos de coproduções é necessário que o Brasil seja o parceiro majoritário do projeto.

Os interessados em inscrever suas produções devem preencher um formulário online e enviar um link que contenha o teaser/trailer do filme com 2 a 5 minutos de duração e legendas em inglês. As fichas de inscrição serão repassadas para a organização do festival, que, após análise do material, selecionará de 10 a 12 títulos. Essencialmente, ao menos dois títulos entre os seleci onados deverão ser realizados por produtoras associadas ao programa Cinema do Brasil.

A lista dos filmes selecionados será divulgada no site da ANCINE em torno de dez dias após o fim das inscrições e as cópias dos filmes que serão projetados devem estar em mãos da equipe de organização até o dia 09 de março.

Clique aqui e consulte o regulamento da XXI edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro.

Saiba mais sobre os Encontros com o Cinema Brasileiro

Uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, o Programa tem por objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

O Programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Berlim, Sundance, San Sebastián, Toronto, Veneza, Locarno, BAFICI, Havana e Roma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *