Especialistas do mundo todo se reúne no Cine Humberto Mauro para debater a poética na obra de Andrei Tarkovski

A Mostra Tarkovski – Eterno Retorno, promovida pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, conta também com uma série de palestras, seminários e debates com convidados especiais e especialistas na obra de Andrei Tarkovski.

Em 4 de fevereiro, ocorre o debate A poética de Andrei Tarkovski, mediado pela Professora, Mestre e Doutora Maria do Céu Diel, com a presença da italiana Donatella Baglivo, diretora de três documentários que homenageiam o cineasta, do russo Evgeny Tsymbal, assistente de direção em Stalker, Dmitry Salynskiy, jornalista e crítico de cinema e de arte, do polonês Michal Leszczylowski, montador em O Sacrifício, e do norte-americano Robert Bird, professor do departamento de Cinema da Universidade de Chicaco. Os convidados são especialistas em Cinema e pessoas que trabalharam diretamente com Tarkovski, analisando e debatendo as obras do cineasta sob a óptica de quem teve proximidade com o processo de produção.

Mostra Tarkovski – Eterno Retorno – Com filmografia completa exibida pela primeira vez no país, o Cine Humberto Mauro traz a mostra Tarkovski – Eterno Retorno, entre os dias 20 de janeiro e 9 de fevereiro. Ao longo da mostra, além dos 11 filmes do celebrado diretor russo, o público confere documentários relacionados a sua vida e obra. Na programação, destaque para as produções Stalker, O Espelho e Solaris. Sessões comentadas, cursos, debates, palestras e um catálogo que reúne textos de especialistas do Brasil e de outros países sobre a obra do diretor, que em 2016, completou 30 anos de falecimento, integram as atividades. A mostra dá uma atenção especial ao processo de criação cinematográfica do cineasta, que mesmo inserido em um sistema de controle ideológico e artístico, conseguiu imprimir uma poética muito particular em consonância com sua visão sobre o homem, a vida e a arte.

SERVIÇO

DEBATE A poética de Andrei Tarkovski
Data: 4/2 (sábado)
Horário: 18h15
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Informações para a o público: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *