Cine Humberto Mauro exibe A INFÂNCIA DE IVAN, na abertura da MOSTRA TARKOVSKI – ETERNO RETORNO

Para celebrar o legado de Andrei Tarkovski, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, realiza a maior mostra já dedicada ao cineasta no Brasil: Mostra Tarkovski – Eterno Retorno, exibindo os 11 filmes do diretor da antiga União Soviética.

O evento de abertura ocorre nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, no Cine Humberto Mauro, e o público terá a oportunidade de assistir ao filme A Infância de Ivan, o primeiro longa-metragem de Tarkovski. Após a exibição, a mestra, doutora e pós-doutora em Teoria, Cultura e Cinema Russos, Neide Jallageas, comentará aspectos e peculiaridades da obra. Simultaneamente, e em sessão aberta, o filme será exibido no Jardim Interno do Palácio das Artes. Ao fim da solenidade de abertura, será oferecido um coquetel para o público.

SINOPSE A INFÂNCIA DE IVAN: Nas frentes soviéticas da Segunda Guerra Mundial, o garoto órfão Ivan, de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto. Ele vive sob os cuidados de três oficiais russos que, após inúmeras missões desgastantes, tiram Ivan das batalhas e o enviam para a escola militar.

Mostra Tarkovski – Eterno Retorno – Com filmografia completa exibida pela primeira vez no país, o Cine Humberto Mauro traz a mostra Tarkovski – Eterno Retorno, entre os dias 20 de janeiro e 9 de fevereiro. Ao longo da mostra, além dos 11 filmes do celebrado diretor russo, o público confere documentários relacionados a sua vida e obra. Na programação, destaque para as produções Stalker, O Espelho e Solaris. Sessões comentadas, cursos, debates, palestras e um catálogo que reúne textos de especialistas do Brasil e de outros países sobre a obra do diretor, que em 2016, completou 30 anos de falecimento, integram as atividades. A mostra dá uma atenção especial ao processo de criação cinematográfica do cineasta, que mesmo inserido em um sistema de controle ideológico e artístico, conseguiu imprimir uma poética muito particular em consonância com sua visão sobre o homem, a vida e a arte.

SERVIÇO

ABERTURA DA MOSTRA TARKOVSKI – ETERNO RETORNO

DATA: 20/1/2017 (sexta-feira)
HORÁRIO: a partir das 19h
LOCAL: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
ENDEREÇO: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro
Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão
INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO: (31) 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *