THE ART OF THE BRICK®: Exposição única na história da arte mundial está em cartaz no Rio de Janeiro

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 17 janeiro, 2017 12:05

The Art of the Brick® é uma exposição única no mundo, com oitenta e três esculturas impressionantes em um novo gênero: obras de arte excepcionais, em ambientes simplesmente de tirar o fôlego, criadas com mais de um milhão de blocos LEGO®.

Sejam reais ou imaginários, os personagens e objetos criados pelo artista Nathan Sawaya são surpreendentes e deixam os visitantes completamente sem palavras. Esta exposição itinerante é uma das mais extraordinárias e inovadoras das últimas décadas, impactando pessoas de todas as idades.

Depois de ser vista por mais de 180 mil pessoas em São Paulo, na OCA – Museu da Cidade de São Paulo, entre agosto e outubro, a exposição está em cartaz no Rio de Janeiro, desde o dia 17 de novembro. The Art of the Brick pode ser vista no Museu Histórico Nacional, no centro da cidade maravilhosa, e sua permanência foi prorrogada – agora o público tem até o dia 5 de fevereiro para assistí-la.

The Art of the Brick também conta com um aplicativo sobre a exposição. Nele, você encontra um audioguide da exibição com diversas informações sobre as obras de Nathan Sawaya, além de ser possível interagir com a exposição. O App já está disponível para sistemas Android e IOS, da Apple.

A Exposição

The Art of the Brick® foi lançada em abril de 2007 na cidade norte-americana de Lancaster, na Pensilvânia. Desde então, a exposição já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades norte-americanas, e também foi vista em países como Bélgica, Holanda, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça e Espanha, visitada por mais de dez milhões de pessoas e celebrada pela imprensa de todo o mundo com adjetivos como “notável” e “contagiante”. “Não perca”, sentenciou o New York Post em sua resenha, por ocasião do lançamento da exposição em Nova York.

Criada pelo artista plástico norte-americano Nathan Sawaya, celebrada pela CNN norte-americana como “obrigatória” (“Oneofthe Top 10 Must See Global Exhibitions”), a exposição chega ao Brasil em uma realização da Ring Empreendimentos Culturais, apresentada pela Brasilprev e Ministério da Cultura com apoio da Multiplus e como fornecedor oficial Hospital Sancta Maggiore.

“O acesso à arte e à cultura são formas primordiais de gerar valor para a sociedade. Por isso, a Brasilprev apoia iniciativas como essa, que representam uma oportunidade de acesso das famílias brasileiras a obras mundialmente reconhecidas, organizadas em uma exposição inédita em território nacional.” diz Cinthia Spanó, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Brasilprev.

Entre as mais impressionantes e inesperadas criações em 3D, The Art of the Brick® apresenta reconstruções  de obras de arte universalmente conhecidas, como “O Pensador”, de Rodin, a “Vênus de Milo”, “O Grito”, de Edvard Munch – em que as mãos e cabeça explodem para uma terceira dimensão – e “O Beijo”, de Gustav Klimt.

Em outras áreas da exposição, o visitante encontra-se cara a cara com um Buda ou esculturas enormes, como o impressionante esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos. Outros trabalhos são novas criações da imaginação do artista, como uma nadadora azul ou um homem amarelo que abre o peito para revelar um tesouro de tijolos LEGO®, além de figuras humanas e outras esculturas surpreendentes.

Pela primeira vez na América Latina, a exposição no Brasil será montada em um espaço de 1 771 m² e apresentará mais de 80 obras que reúnem ao todo mais de um milhão de pequenas e coloridas peças do brinquedo, em criações inspiradas e surpreendentes. Nunca antes vistas dessa forma, as pequeninas peças coloridas se convertem em obras de arte através da devoção de Sawaya à escala e à cor.

Como parte da exposição, uma área para brincar e construir peças com os tijolos coloridos será montada, onde crianças grandes e pequenas poderão participar de atividades lúdicas com recreadores.

“Eu uso esses brinquedos como meio, porque gosto de ver a reação das pessoas à arte criada a partir de algo com o qual estão familiarizados. Todo mundo pode relacionar-se com isso, uma vez que é um brinquedo que muitas crianças têm em casa e com o qual os adultos têm uma ligação sentimental. Também me seduz o aspecto clean desse material, os ângulos retos, as linhas distintas. Como tantas outras coisas na vida, é uma questão de perspectiva. De perto, a forma do bloco é distinta. Mas, de longe, esses ângulos retos e linhas fixas podem mudar para curvas”, explica Sawaya.

SERVIÇO
THE ART OF THE BRICK®
Data: 17 de novembro
Horário: Terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30 / Sábados, Domingos e Feriados, das 10h00 às 17h00 (Fechado às 2ª feiras)
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Mal. Âncora, s/n – Centro
Duração: De 17 de novembro a 5 de fevereiro
Classificação: Livre
Mais Informações: Nos dias 24, 25, 26, 31 de dezembro e dias 1 e 2 de janeiro, o Museu Histórico Nacional estará fechado!
A partir de 17 de novembro, vendas pela internet e na bilheteria do Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, s/nº)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 17 janeiro, 2017 12:05


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook