“Anjos do Calçadão”, novo espetáculo da Companhia Abraço da Paz, estreia na Zona Sul

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 novembro, 2016 17:10

“Passo a página vou em frente”, “quero ter vida de gente”, “tô cansado de sofrer”, “sou menor abandonado e na rua fui largado, maltratado, pode crer”, estrofes da música Menor Abandonado, escrita pelo autor Jonas França, que descrevem o abandono, a exclusão social e as crises familiares, temas comuns da sociedade carioca atual e que, muitas vezes, nos levam a refletir o mundo que nos cerca. Mas como seriam vistos se abordados sob a ótica de meninos e meninas de rua, moradores do calçadão da famosa Praia de Copacabana? Esse é o convite de “Anjos do Calçadão”, novo espetáculo da Companhia de Teatro Abraço da Paz, que estreia com apresentação única, no dia 12 de dezembro, segunda-feira, às 20h30, no Theatro Net Rio, em Copacabana. Com uma narrativa leve e bem humorada, o texto escrito por Jonas França e que tem a direção do próprio e de Alex Borges, convida o espectador para um passeio pelo Calçadão de Copacabana e pela história desses marginalizados pela sociedade.

A peça, que integra romance e suspense, a música ao jogo de atores, o estilo gingado carioca à linguagem usada nas ruas e nos guetos, narra a história de personagens singulares, que são verdadeiros retratos cariocas. Um exemplo disso é a protagonista da trama, Eleonora, uma mãe que luta diariamente para reencontrar seu filho desaparecido. Mesmo após ser assaltada pelos Anjos do Calçadão, ela decide ajudá-los e, para sua surpresa, eles se transformam através da arte.

A montagem teve um longo processo de concepção, que envolveu encontros, pesquisas, ensaios, inovação. As cenas dirigidas pela dupla Jonas França e Alex Borges nascem de um jogo-dança arriscado: contar a própria história e reviver os perigos e tragédias da vida cotidiana como exercício de construção de uma identidade. E finalmente, busca encontrar um espaço para fazer teatro, circulando pela cidade e afirmando a arte do encontro e da palavra. Ambos são artistas representantes da nova safra do teatro contemporâneo brasileiro e juntos têm um histórico de sucesso dividindo as direções da Companhia.

Sobre a Companhia de Teatro Abraço da Paz

Em julho de 2010, a dupla Jonas França e Alex Borges assumiu o desafio de construir uma dramaturgia para o grupo e criou a Cia de Teatro Abraço da Paz. Foram dois anos de pesquisas e ensaios com o objetivo de transformar jovens dançarinos talentosos em um grupo de teatro. O resultado aconteceu em 2012, com “A vida de um B-boy”, texto de Jonas França e direção de Jonas França e Alex Borges. A peça contou ainda com a supervisão artística de Matheus Nachtergaele. O espetáculo apresentou temporadas no Theatro Net Rio, Imperator, Teatro Ipanema, Maria Clara Machado, unidades do Sesc, entre outros.

Devido ao sucesso de “A Vida de um B-Boy” durante todo o ano de 2013, os diretores prepararam a montagem do “Morro da Trincheira” que teve  estreia em maio de 2014, no Theatro Net Rio. O espetáculo também esteve na sala Baden Powell e teve uma temporada de sucesso no Teatro Ipanema. A Cia de Teatro Abraço da Paz voltou ao Theatro Net Rio em janeiro de 2015. Em agosto do ano seguinte, retornou para uma temporada no Teatro Municipal Ziembinski com a casa cheia todos os dias e muita publicidade. E, em junho do mesmo ano, a Cia estreou no Teatro João Caetano com a 3ª. montagem do musical “No passinho do Tabajaras”.

SERVIÇO
Anjos do Calçadão
Data: 12 de dezembro, segunda-feira
Horário: 20h30
Theatro Net Rio
Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 / 2o. piso – Copacabana
Tel.: 2147-8060
Preço: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Duração: 70 minutos
Censura: 14 anos
Capacidade: 687 lugares
Gênero: drama / romance
Horário da bilheteria: todos os dias das 10h às 22h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 30 novembro, 2016 17:10


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook