Marcel Powell homenageia o pai Baden Powell em novo CD com lançamento no IMS-RJ

No dia 17 de novembro (quinta-feira), às 20h, no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro, o violonista Marcel Powell lança seu novo CD intitulado Só Baden, apenas com composições de Baden Powell (1937-2000). Nesta homenagem ao pai, Marcel faz releituras de clássicos como “Berimbau”, ’’Samba em prelúdio’’, ’’O astronauta’’ e “Tempo feliz’’. O evento é gratuito e terá retirada de senhas 30 minutos antes do horário de início.

Com sete álbuns lançados, este é o primeiro que Marcel dedica totalmente a Baden Powell, e tem participações do pianista Gilson Peranzzetta, do guitarrista Victor Biglione e dos bandolinistas Hamilton de Holanda e Daniel Mogliavacca. É uma realização da gravadora Fina Flor.

Considerado um dos mestres da mais relevante escola violonística da MPB, Marcel é vencedor do prêmio Rival Petrobras de 2006 como Melhor Instrumental Solo. O show, em formato intimista, é permeado por histórias de suas experiências pessoais com seu pai, além de informações interessantes sobre como foram compostas algumas músicas com os principais parceiros do homenageado.

Compositor e instrumentista, Baden Powell é ainda hoje considerado um dos maiores gênios que o violão mundial conheceu. Criador de um estilo próprio e inconfundível, deixou admiradores por todo o planeta, sem que ninguém conseguisse reproduzir exatamente sua maneira de tocar. Seu acervo foi cedido em comodato ao Instituto Moreira Salles em 2012 e contém grande variedade de documentos, entre os quais partituras, métodos, fotografias, livros, cartazes, desenhos artísticos, discos e audio tapes. Além desse material, há três violões utilizados por Baden durante sua trajetória musical: um violão alemão construído pelo luthier Dieter Hopf, que durante muito tempo manteve uma parceria com o artista, resultando numa rica troca de experiências sobre a confecção dos instrumentos; um violão argentino construído pelo luthier Anibal J. Crespo; e um violão Del Vecchio, que possui duplo valor histórico, por também ter pertencido a Luiz Bonfá.

SERVIÇO
Lançamento do CD Só Baden, de Marcel Powell
Data: 17 de novembro
Horário: quinta-feira – 20h
Gratuito
Retirada de senhas na recepção 30 minutos antes do evento. Sujeito à lotação do auditório.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *